Intransigência das horas

Publicado em Geral

Mensagem

Samuel Faustino, de Belô, escreve: “Li em post do blog dica sobre o uso do artigo em referência a horas. Tenho uma dúvida na ocorrência ou não da crase em casos como `o evento será de 9h as 12h´ ou `o evento será das 9h às 12 horas´. O que justifica a crase no segundo caso?”

A indicação de horas, Samuel, sofre do mal da intransigência. Não abre mão do artigo: Estou fora de casa desde as duas horas. Marcou a reunião para o meio-dia. Trabalho até as oito horas.

No universo horário, existem os casaizinhos. Eles são pra lá de harmoniosos. O que acontece com um acontece com o outro. Se a primeira preposição aparecer com artigo, a segunda não pensa duas vezes. Vai atrás: Viajei das 20h à 0h. Correu das 9h às 9h15.Trabalho de segunda a sexta das 2h às 8h.

Nos exemplos citados por você, lemos “de 9h as 12h”. A frase cometeu dois crimes. Um: desrespeitou a manha das horas. Em “de 9”, esqueceu o artigo. O outro: esqueceu o sinal da crase. Em “as 12”, o as é contração da preposição a com o artigo as. Cadê o grampinho? 
.