Concordância: verbo + se

Publicado em português

Nas frases construídas com o pronome apassivador se, facilmente se cometem erros de concordância. Por isso, preste atenção dobrada a elas. O primeiro passo é procurar-lhes o sujeito. O verbo, como de regra, deve concordar com ele. Exige-se boa aparência (Que é que se exige? Boa aparência, sujeito). Procuram-se candidatos (Que é que se procura? Candidatos, sujeito). Adotaram-se medidas severas (Que é que se adotou? Medidas severas, sujeito).

Em caso de dúvida, recorra a este truque: construa a frase com o verbo ser: Boa aparência é exigida. Candidatos são procurados. Medidas severas são adotadas. Se o verbo ser ficar no plural, o verbo da frase também deve ficar. Se no singular, o verbo o acompanhará.

Nem sempre o se é pronome apassivador. Em geral, na voz passiva, o verbo é seguido de substantivo sem preposição (Procuram-se digitadores. Vendem-se carros novos e usados. Alugam-se casas).

Se não for seguido de substantivo, ocorrem duas possibilidades: 1) o verbo será acompanhado de preposição (Trata-se de problemas domésticos. Obedece-se aos superiores), ou 2) não será seguido de substantivo (Come-se bem em Brasília. Dorme-se regularmente nas cidades barulhentas). O verbo, no caso, permanece na terceira pessoa do singular.