O Filhas da Mãe de Volta ao Carnaval

Publicado em carnaval

Ana Castro e Cosette Castro

Brasília – A alegria, a imaginação e a criatividade tomaram conta das ruas. O Brasil dança de Norte a Sul ao som dos blocos de carnaval, trios elétricos e escolas de samba.

Na Capital Federal, seguimos animadas. Esperamos 02 anos para que o Bloco Filhas da Mãe brinque na rua sem risco. Desta vez a folia vai acontecer na Asa Norte.

Algumas cuidadoras conseguiram abrir espaço na agenda para acompanhar o carnaval 2023 de perto. E estão aproveitando o calendário oficial dos blocos de carnaval, os festejos e as brincadeiras de rua.

Outras guardam fôlego para brincar no primeiro sábado após o carnaval com o Filhas da Mãe. E tem quem nunca tenha brincado carnaval. Independente do grupo em que cada uma esteja, elas se preparam para sair com os blocos da saúde mental do Distrito Federal. Dia 25 vamos celebrar a alegria de viver e a maior festa popular do país em um sábado com gosto de quero mais.

A escolha da data da festa, que vai ocorrer depois da quarta-feira de cinzas, ainda gera curiosidade nas pessoas. Seguimos recebendo mensagens sobre o motivo de não sairmos dentro do calendário oficial de carnaval.

No Bloco Filhas da Mãe buscamos promover a saúde mental.

Levamos em conta a sobrecarga física e emocional de familiares que cuidam. Estimulamos e construímos espaços para que, quem cuida um familiar, ainda que por algumas horas, possa se deslocar do lugar da doença, para o espaço da alegria e da brincadeira.

Também levamos em conta que nem todas cuidadoras têm com quem deixar o familiar com demência, entre elas o Alzheimer.

Mesmo que possam deixar o paciente com alguém, muitas famílias levam em consideração a etapa da doença que essas pessoas se encontram.

Algumas, como aquelas que estão na primeira fase da demência, possuem condições de sair e participar – ainda que por pouco tempo – da folia. Em geral, são pacientes que possuem semi-dependência da família. Em todos os casos, a música contribui para ativar a memória e fortalece a convivência social.

Em 2020, quando saímos pela primeira vez, tivemos a participação de 02, 03 e até 04 gerações da mesma família no Filhas da Mãe. O primeiro Bloco do Brasil a falar sobre Alzheimer e outras demências é um espaço intergeracional importante de diversão e autocuidado.

Carnaval Acessível e Inclusivo

Os Blocos da Saúde Mental, dos quais as Filhas da Mãe fazem parte, têm como proposta incentivar um carnaval inclusivo e acessível para todas as pessoas, assim como chamar atenção para as questões de saúde mental. Além do Rivo Trio, o mais antigo bloco da saúde mental do Distrito Federal, estarão presentes o Lava Bunda, o Avencemos, o Bloco da Saúde Mental da UNB, os Blocos dos CAPS DF, entre outros.

O RivoTrio existe desde 2011 com a intenção de denunciar as práticas manicomiais, assim como se manifesta pelo direito da loucura participar e pertencer à cidade. Trata-se de uma folia ativista com um projeto de sociedade inclusiva, de cuidado em liberdade e de vida digna.

Já preparou a fantasia? Sozinha ou acompanhada, você é super bem-vinda.

PS: Enquanto aguardamos o dia 25, o Coletivo Filhas da Mãe  organiza a Conferência Livre da Saúde sobre Saúde Mental e Envelhecimento que vai acontecer dia 28/02 em Brasília. A Conferência Livre é uma atividade desenvolvida em parceria com o Fórum Distrital em Defesa da Pessoa Idosa.

PS2: Siga o Coletivo: Instagram @blocofilhasdamãe, Twitter: @filhasdamaecol1 e FB, Filhas da Mãe Coletivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*