Tendas atenderam 31 mil pessoas com dengue, mas acumulam reclamações

Publicado em Eixo Capital

Por Luana Patriolino — O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou que as tendas de hidratação para pacientes com dengue na capital atenderam mais de 31 mil pessoas em 25 dias. A iniciativa é boa, mas tem acumulado reclamações diárias a respeito de superlotação e distância entre as instalações e os hospitais públicos das cidades. No início do mês, um vídeo de um paciente tomando soro em pé, na tenda de acolhimento, em São Sebastião, viralizou nas redes sociais.

Outro lado

As instalações também serviram para o atendimento de aproximadamente 27,28% dos casos suspeitos da doença na capital. Procurada, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal não se manifestou até o fim da edição desta coluna.

Remoção no Noroeste

O GDF decidiu retomar a remoção das pessoas da ocupação do Noroeste. No fim do ano passado, a ação havia sido suspensa após uma ação protocolada na Justiça pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF) — que apontou a necessidade das crianças do local concluírem o ano letivo normalmente. “Parte dessas famílias já estará com seus imóveis em abril. Para outra parte, a solução está em vias de ser concretizada. Por que o GDF não quis esperar dois meses para que essas pessoas fossem para um lugar seguro?”, disse a parlamentar.

Concurso público

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que o Distrito Federal registrou 261.591 mil inscritos no concurso público unificado. Em todo país, foram mais de 2,65 milhões de candidatos. O certame oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. As provas ocorrerão em 220 cidades em 5 de maio.

Seleção

Brasília é o local de exercício com mais diversidade de carreiras e órgãos de atuação. As inscrições se encerraram ontem. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares dos exames discursivos e redação ocorrerá em 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho.

“Ainda nem estamos no pior momento da dengue. Ou fazemos alguma coisa ou nos restará a consciência pesada da omissão e da negligência”

Wellington Luiz (MDB), presidente da CLDF

“O Distrito Federal é a unidade da federação com mais mortes registradas por dengue. A tendência, em todo o Brasil, é de que a curva de casos cresça ainda mais nas próximas semanas, e ainda assim, o governador não age”

Gabriel Magno (PT), deputado distrital

Saúde mental em pauta

A deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) agendou, para 29 de fevereiro, uma audiência pública no plenário da CLDF para discutir o quanto a saúde física e mental das forças de segurança da capital. “Queremos identificar os problemas e contribuir com sugestões de iniciativas que realmente possam ajudá-los nos desafios da rotina de trabalho”, disse a parlamentar.

Combate

O distrital Joaquim Roriz Neto (PL) protocolou projeto de lei que estabelece a distribuição de repelentes para famílias de baixa renda no DF, como forma de combater a proliferação da dengue. Conforme a proposta, a distribuição será realizada sempre que o GDF decretar situação de emergência em decorrência da doença. Terão direito pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico. O parlamentar deve solicitar tramitação em caráter de urgência. Os recursos serão oriundos do orçamento do Distrito Federal.