7CDB6E78-D98D-4F8E-A500-8D48C4ECD28E

Saiba quem são os mais-mais no ranking dos políticos de direita; no DF, Damares lidera

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, GDF

Por Ana Maria Campos — A ong Ranking dos Políticos divulgou o levantamento dos melhores congressistas da atual legislatura dentro de seus critérios. Na lista relacionada ao DF, a senadora Damares Alves (Republicanos) lidera com 7,12 pontos, seguida pelo deputado Alberto Fraga (PL), com 6,87 pontos, e pela deputada Bia Kicis (PL), com 6,77. Em quarto e quinto, aparecem respectivamente o senador Izalci Lucas (PSDB), com 6,73, e o deputado Fred Linhares (Republicanos), com 5,74. A entidade se apresenta como uma iniciativa da sociedade civil que avalia senadores e deputados federais em exercício, classificando-os com os critérios de combate aos privilégios, desperdício e corrupção no poder público.

“Nossos critérios não privilegiam partidos ou pessoas, e sim ações”, afirmam. Mas é certo que o olhar da entidade prestigia os congressistas de direita. No placar geral, os mais ranqueados são críticos ao governo Lula. O primeiro com 9 pontos é o senador Efraim Filho (União-PB), seguido por Laercio Oliveira (PP-SE), Adriana Ventura (Novo-SP), Eduardo Girão (Novo-CE) e Tereza Cristina (PP-MS).

Os mais afinados com o governo Lula estão na lanterna. A deputada Érika Kokay (PT-DF) está em 484° entre 586 políticos. A senadora Leila Barros (PDT-DF) aparece em 226°. O deputado Professor Reginaldo Veras (PV-DF) está em 288°. O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), está em último com zero pontos, empatado com o senador Cid Gomes (PDT-CE).

—————

Chapa 2 volta à disputa pelo CRM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) acatou recurso e derrubou decisão que retirava da disputa pelo CRM a chapa 2 (Pela medicina e médicos do DF). A cassação do grupo havia sido deferida pela Comissão Regional Eleitoral, a pedido da chapa 1 (Pode contar comigo), base no fundamental de que um dos integrantes foi demitido do serviço público há menos de oito anos, o que o torna inelegível. O entendimento do CFM foi de que não há no processo prova da data do desligamento do médico dos quadros do emprego público. Além disso, caso a chapa seja vitoriosa, o candidato poderá ser substituído. A eleição ocorre em 14 e 15 de agosto.

—————

Dia de política

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres já deve ter percebido que precisa falar para escapar de uma condenação dura no STF. Hoje é dia de ser político ao depor na CPMI dos Atos Golpistas. Ele vai ao Congresso exatos sete meses após o 8 de janeiro. Tempo de inferno pessoal.

—————

“Quem ama protege”

Deputada distrital Doutora Jane (MDB), na sessão solene em homenagem aos 17 anos da Lei Maria da Penha

—————

Caminhar

Hoje é comemorado o Dia do Pedestre. Para marcar a data, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebe um evento com debates sobre propostas legislativas locais em benefício dos pedestres. Também haverá apresentação de pesquisas sobre as “Travessias do Eixão” e palestra sobre o tema com o professor Frederico Holanda, da Universidade de Brasília (UnB). A atividade, que faz parte da Semana do Caminhar 2023, é aberta a todos os interessados e não há necessidade de inscrição. O evento será realizado na sala de treinamento 1, das 9h30 às 12h. Também haverá transmissão pelo canal do MPDFT no YouTube.

—————

Visita ao amigo secretário

A deputada distrital Dayse Amarilio (PSB) tirou um tempinho na sua agenda para retribuir a visita de cortesia que o secretário de Cultura, Cláudio Abrantes (PSD), fez ao seu gabinete quando foi nomeado. Ela começou a semana visitando Cláudio na sede da pasta, que fica na Biblioteca Nacional de Brasília. Aproveitou para dar um abraço no amigo e falar um pouco sobre a política cultural do DF.

—————

Energia limpa

O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente da Latin Link Consultoria, Ruy Coutinho, estará na Universidade de Columbia, em New York, no próximo mês, participando do Brazfil Climate Summit. Trata-se de reunião com líderes empresariais, investidores e organizaçõe multilaterais para discutir a posição do Brasil no processo de descarbonização global e no uso de energias limpas.

—————

Só Papos

“Eu sempre tive o mais profundo respeito pelo Ministério Público. É uma das instituições que eu idolatrava neste país. Depois dessa quadrilha que o Dallagnol montou, eu perdi muita confiança. Eu perdi porque é um bando de aloprados que achava que poderiam tomar o poder atacando todo mundo ao mesmo tempo”
Presidente Lula, no programa Conversa com o Presidente, da TV Brasil

“Ao atacar o MPF, Lula ataca as instituições democráticas. Por muito menos tem gente sendo investigada pelo STF e presa. Certamente o ministro Alexandre de Moraes já determinou a instauração de um inquérito…”
Ex-procurador da República, ex-coordenador da Operação Lava-Jato e ex-deputado federal Deltan Dallagnol