page Ascom/CLDF

Confira o ranking de assiduidade na Câmara Legislativa

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos –  Levantamento no Portal da Transparência da Câmara Legislativa indica que, de 2 de janeiro a 30 de março, os deputados Chico Vigilante (PT), Gabriel Magno (PT) e Max Maciel (PSol) são os mais assíduos em plenário, com 29 presenças. Em seguida, com 28, estão os distritais Dayse Amarilio (PSB), Pastor Daniel de Castro (PP), Pepa (PL) e Thiago Manzoni (PL). Os que aparecem com mais falta são os três emedebistas: Hermeto, com 17 presenças nas sessões, Iolando, com 19, e Wellington Luiz, com 20.

Desafios do mundo virtual

Uma consulta no Chat GPT, a ferramenta de inteligência artificial que está fazendo sucesso no mundo todo, sobre o governo Ibaneis Rocha mostra que a plataforma sabe muito, mas ainda pode melhorar. Quando se pergunta como anda o governo Ibaneis, o Chat GPT diz que não pode opinar sobre política. Muito bem. Mas ainda está na crise da covid. “Ibaneis Rocha é o atual governador do Distrito Federal no Brasil, desde janeiro de 2019. O seu governo tem passado por alguns desafios, especialmente no que diz respeito à pandemia de covid-19, que tem afetado todo o país”, diz. E acrescenta: “Durante a pandemia, Ibaneis Rocha tem adotado medidas para tentar conter a disseminação do vírus, como a imposição de lockdowns em algumas regiões do Distrito Federal e a ampliação da capacidade hospitalar. No entanto, algumas dessas medidas foram alvo de críticas e contestações”.

Obras

O Chat GPT responde, na consulta, que o governo de Ibaneis tem se concentrado em outras áreas (além do combate à pandemia), como a segurança pública e a infraestrutura. “Foram inauguradas obras importantes, como o Trevo de Triagem Norte e o Hospital de Campanha do Autódromo”, ressalta. “No geral, o governo de Ibaneis Rocha tem enfrentado desafios, mas também tem se esforçado para implementar políticas e medidas que possam beneficiar a população do Distrito Federal”, conclui.

Inteligência falha no 8 de janeiro

Sobre o 8 de janeiro, não há informações no Chat GPT porque a base de dados da ferramenta de inteligência artificial é atualizada até setembro de 2021.

Cidadão honorário de Brasília

O ministro aposentado Carlos Mário Velloso, ex-presidente do STF e do TSE, será homenageado com o título de cidadão honorário de Brasília, por iniciativa do deputado distrital Ricardo Vale (PT). Mineiro de Entre Rios de Minas, Velloso foi responsável pela implantação do sistema eletrônico de votações quando exerceu a presidência do TSE. Na última eleição, declarou voto em Lula diante das ameaças do então presidente Jair Bolsonaro, que colocou em dúvida as urnas eletrônicas. A solenidade ocorrerá em 10 de maio, no plenário da Câmara Legislativa.

Foco na classe média

A classe média é uma parcela da população ainda não contemplada nos programas retomados pelo governo Lula nesses primeiros 100 dias, como o Bolsa Familia e o Minha Casa, Minha Vida. E essa parcela da população é a mais resistente ao petismo. Para tentar mudar isso, o governo pretende focar também na parcela da população com renda acima de 5 salários mínimos.

Novo desembargador

O Tribunal Pleno decidiu, por maioria, promover o juiz de 2º Grau Robson Barbosa de Azevedo ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Eleito pelo critério de merecimento, o magistrado irá ocupar vaga da aposentadoria da desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito.

A pergunta que não quer calar

Para ampliar a base de sustentação no Congresso, o presidente Lula vai fazer concessões a políticos do centrão, alguns notoriamente corruptos?

Só Papos

“A lamentável confusão na Comissão de Segurança Pública da Câmara envolveu palavras impublicáveis, ameaças, agressões e ofensas. Tais atitudes reforçam a necessidade do controle de armas. Imaginem essa gente com arma na mão, sem estabilidade emocional. Um perigo para a sociedade”
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino

“Debate na Comissão de Segurança Pública e o Sr. Ministro da Justiça, Flavio Dino, fugiu com seus aliados do desgoverno. Não respeitaram ninguém! O povo saberá toda a verdade com a CPMI do dia 8. São muitas perguntas e nenhuma resposta”
Deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB)