100 dias de gestão: os números do governo Lula no DF

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos – O presidente Lula apontou, em artigo publicado no fim de semana no Correio, algumas das realizações de sua gestão previstas para o Distrito Federal. O programa Bolsa-Família voltou e mais de 21 milhões de famílias já receberam os novos benefícios. Na capital, 172 mil famílias foram pagas em março e 71 mil delas tiveram o adicional de R$ 150 para cada criança de até seis anos. Na área da saúde, o governo Lula recriou o Mais Médicos. “Já abrimos 15 mil vagas para profissionais que atuarão nos municípios mais necessitados. No DF, serão 52 profissionais”, afirmou o presidente. O governo também retomou obras paralisadas, entre as quais 10 em creches e escolas públicas, com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação). O número ainda é tímido diante das 14 mil obras retomadas no país.

Disputa

Entre desembargadores, há uma avaliação de que procuradores têm mais chance de chegar na lista tríplice para a vaga de desembargador ou desembargadora do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) no quinto constitucional do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) do que promotores.
Mas entre os seis concorrentes, há dois procuradores e quatro promotores.

Ampliando a equipe

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres incluiu na sua defesa o trabalho do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Edson Smaniotto (foto) professor e especialista em direito penal. O magistrado se une ao ex-chefe da Casa Civil do GDF Eumar Novacki, que está advogando para Torrres.

Câmara promove seminário sobre desenvolvimento de projetos culturais

Em pesquisa divulgada pela Codeplan, o setor da economia criativa é responsável por ocupar 4% da população em empregos formais no Distrito Federal. O DF é a terceira unidade da federação que mais emprega na área, perdendo apenas para Amazonas e São Paulo. Só na área cultural são quase nove mil agentes criativos atuando no DF, de acordo com a pequisa Panorama da Economia Criativa do Distrito Federal. Com o objetivo de impulsionar ainda mais esse setor no DF, o gabinete do deputado distrital Max Maciel (PSol) promove o Seminário de Facilitação de Processos de Cultura.

Reeleição

Em entrevista à Rede TV, o ex-ministro José Dirceu mostrou que está ligado no governo federal e defendeu um projeto de poder de 12 anos. Já fala na reeleição do presidente Lula.

Responsável pelos atos

O ministro-chefe das Relações institucionais, Alexandre Padilha, em entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil, disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi o responsável intelectual, moral e espiritual dos atos golpistas de 8 de janeiro. E defendeu penas
duras para quem participou das invasões dos prédios da Praça dos Três Podere s.

Passaporte da vacina

O presidente Lula deu o exemplo: disse que vai cobrar passaporte da vacina de covid-19 para visitantes e funcionários do Palácio do Planalto. O ex-presidente Jair Bolsonaro não vai poder entrar.

Petista de Santa Catarina assume presidência do Sebrae

O novo presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, é do PT. Ex-deputado federal, ele foi candidato ao governo de Santa Catarina em 2022 e tem relação pessoal
com o presidente Lula.

Ampliação na pediatria

No momento em que a rede pública do Distrito Federal vive uma crise com a falta de vagas pediátricas, uma boa notícia. O Hospital Universitário de Brasília (HUB) entregará em breve uma ampliação com mais de 80 consultórios, 20 leitos de UTI e 40 enfermarias. As obras, em fase final, contaram com emenda de R$ 10 milhões da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania).