luis_antonio_reis-28908692 Reprodução/Redes Sociais Caesb Pedro Cardoso

Caesb: novo presidente terá como missão ampliar serviços em Sol Nascente, Pôr do Sol e Água Quente

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, GDF

Por Ana Maria Campos — O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu mudar o comando da Caesb porque queria alguém com um perfil mais voltado a obras. Na presidência, sai o delegado aposentado Pedro Cardoso. Entra o arquiteto e urbanista Luiz Antônio Reis. Segundo integrantes do governo, Reis chega para ampliar o serviço de água e esgotos para novos bairros e cidades criadas a partir de invasões (Sol Nascente, Por do Sol, Água Quente). Ex-diretor-geral da Polícia Civil, Pedro Cardoso fica na Caesb na diretoria jurídica. Reis foi diretor técnico da Terracap, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) no DF. Também exerceu cargo de administrador regional de Brasília e secretário-adjunto de Desenvolvimento Urbano e Habitação. “Um novo desafio”, afirma Reis, sobre o convite de Ibaneis. Na iniciativa privada, atuou no próprio escritório e na JC Gontijo.

——————-

Elogio

O presidente da CPI dos Atos Antidemocráticos, deputado Chico Vigilante (PT), fez um elogio ontem ao advogado Eumar Novacki, que representa o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres, pela postura de convencê-lo a falar e responder todas as perguntas.

——————-

Memórias de um médico

Ministro da Saúde do governo Bolsonaro, o médico Marcelo Queiroga lançou, nesta semana, no hall da Biblioteca do Senado, o livro biográfico Queiroga, O Homem, o Médico e a Pandemia, que conta sua trajetória pessoal, profissional e política. O prefácio foi escrito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com quem era totalmente afinado. O evento contou com integrantes do governo Bolsonaro, como a senadora Damares Alves, que foi ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também compareceu.

——————-

Processos criminais da Pandora serão remetidos à Justiça Eleitoral

Todos os processos criminais da Operação Caixa de Pandora foram remetidos à Justiça Eleitoral e começarão do zero. Prevaleceu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendimento de que os eventuais crimes cometidos pelos denunciados estão relacionados às eleições. A operação que derrubou o governo em 2009 completará 14 anos em novembro. Essa foi uma das principais vitórias dos envolvidos. No ano passado, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), já havia adotado esse caminho em processo envolvendo o ex-governador José Roberto Arruda.

——————-

Shopping abandonado

Para tentar melhorar o fluxo de pessoas no Shopping Popular, o então governador, Agnelo Queiroz (PT) levou para o local uma agência do BRB, um posto do Detran-DF e, em seguida, uma unidade do Na Hora. Mesmo após diversas tentativas para estimular o comércio, as bancas começaram a fechar as portas por falta de clientes. A agência do BRB e a unidade do Na Hora foram transferidos e, agora, apenas o posto do Detran permanece no Shopping Popular. As poucas bancas que restaram são para tirar xerox ou servem de abrigo para os despachantes. Os servidores agora sofrem no local que está abandonado. No lugar de clientes, ratos ocupam os corredores. A escuridão também é motivo de reclamação, principalmente das mulheres. Por falta de manutenção, o teto já caiu e na época da chuva molha dentro do shopping, causando diversos transtornos.

——————-

As apostas da oposição a Lula

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem se consolidado como o nome mais forte da oposição para enfrentar o grupo liderado pelo presidente Lula em 2026. Mas há outras opções como o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), a senadora Tereza Cristina (PP-MS) e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). É a avaliação do senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro. Ele também cita como possibilidades os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União), além do ex-prefeito de Salvador ACM Neto.

——————-

Oportunidade

Na lista da oposição para a sucessão do presidente Lula, há apenas uma mulher, a senadora Tereza Cristina (PP-MS). Mas ela tem tudo para ser candidata em 2026, à Presidência, vice ou governadora do Mato Grosso do Sul, já que estará no meio do mandato de senadora.

——————-

Poder de convencimento

Em entrevista ao CB.Poder, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse acreditar que a vice-governadora do DF, Celina Leão, de seu partido, conseguirá convencer o relator do arcabouço fiscal, Cláudio Cajado (PP-BA), a manter o Fundo Constitucional do DF fora do teto de gastos. “Celina Leão é muito respeitada no partido”, disse o presidente nacional do PP.

——————-

História com Brasília

O senador Ciro Nogueira,
54 anos, é do Piauí, mas tem uma forte ligação com Brasília. Filho do ex-deputado federal Ciro Nogueira, de quem herdou o nome, o presidente nacional do PP passou a adolescência na cidade e mora na capital do país há 32 anos, exercendo consecutivos mandatos parlamentares no Congresso.

——————-

Dia do Advogado

A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) recebeu, em sua sede, personalidades do mundo jurídico para celebrar o Dia do Advogado. Entre os presentes, Roberto Mangabeira Unger, que palestrou sobre a tarefa da advocacia pública. Além dele, nomes como Flavio José Roma, avogado-geral da União adjunto, representando o advogado-geral da União, Jorge Messias; Clarice Calixto, secretária-geral de consultoria da AGU; Tahiana Viviani Vieira, secretária-geral de consultoria adjunta; Diogo da Silva, secretário de controle interno da AGU, e diversas entidades.

——————-

Viva!!!

Viva a Dad! Uma mulher incrível!