Caderno Direito & Justiça é novo espaço para o debate jurídico

Publicado em Eixo Capital

Por Pablo Giovanni — O Correio Braziliense reuniu, ontem, personalidades do mundo jurídico, empresários e políticos do Distrito Federal para a cerimônia de relançamento do caderno Direito & Justiça, publicado todas as quintas-feiras, com a edição da jornalista Ana Maria Campos.

Protagonismo

Em conversa com o presidente do Correio, Guilherme Machado, no evento, o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Cruz Macedo, lembrou a importância do jornal no debate em favor das eleições diretas para governador do Distrito Federal. “O debate envolvia toda a sociedade. Lembro-me que o empresariado também participou”, disse. Destacou também outras campanhas em que o Correio foi protagonista, como pela manutenção do Fundo Constitucional (FCDF).

Parlamentares prestigiam evento

Deputados distritais prestigiaram o relançamento do caderno Direito & Justiça, no lounge na sede do jornal. O distrital Joaquim Roriz Neto (PL) parabenizou o Correio pela retomada da publicação. “É um debate que precisamos ter enquanto sociedade. E o jornal sempre esteve envolvido nessas coberturas, com assuntos que são significativos para a cidade. É um trabalho de excelência, agora com mais uma opção de leitura, que é o caderno Direito & Justiça”, frisou.

“Impacto nas nossas vidas”

O relançamento do Direito & Justiça reforça a necessidade de discussões que impactam o dia a dia de muitos brasileiros, na ótica da presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC), deputada Paula Belmonte (Cidadania). “Afinal, são assuntos abordados no caderno que têm impacto diretamente nas nossas vidas. Parabéns ao Correio Braziliense por essa feliz iniciativa, que preza pelo bom jornalismo, pela preocupação em esclarecer o leitor com qualidade”, disse.

Em favor da democracia

A deputada Jane Klebia (MDB) destacou que a retomada do caderno traz à tona assuntos que ainda precisam de debates exaustivos, como o episódio do 8 de janeiro de 2023, quando ocorreu a invasão aos prédios dos Três Poderes. “Vivemos algo que marcou nossas vidas. Acredito que daqui a 50, 100 anos, ainda vamos comentar sobre o que ocorreu. Acho que isso deva ser pauta do caderno em algum momento, em reafirmar que a democracia segue inabalada. É uma temática mais do necessária, porque é um debate que segue em nosso país”, assinalou.

“Veio em boa hora”

O empresário Paulo Octávio (PSD) enalteceu o Correio pela iniciativa de retomar o Direito & Justiça, tendo em vista que as decisões judiciais que movem o país ocorrem na capital federal. “Todos os tribunais superiores estão aqui, onde reside o presidente da República e os ministros de Estado, entre outros. Por ser a capital federal, reúne brasileiros de todos os lados, a classe política. É importante um caderno como esse, para a leitura daqueles que acompanham o Judiciário. Veio em boa hora e vai ser produzido por excelentes jornalistas. Tenho certeza de que será muito gostoso apreciá-lo todas as semanas, principalmente porque sou advogado”, celebrou.

Iniciativa pioneira

Para o conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) André Clemente, o relançamento é uma das iniciativas pioneiras na cobertura jurídica no país, agora em versão impressa e digital. “O caderno retorna em um momento em que o Brasil inteiro está discutindo pautas constitucionais, Estado de Direito, observância dos direitos e dos deveres, não só das autoridades, mas da população, do trabalhador, do cidadão que acorda cedo todos os dias. Todos nós necessitamos de um caderno com essa importância, seja para a capital federal sejam para os demais estados”, avaliou.

 

 

Comunidade jurídica

 

“Existe uma comunidade jurídica enorme na nossa cidade, que sempre teve o Correio como referência na formação de opinião”

Paulo Roque, advogado

 

O advogado Paulo Roque ressaltou que era um dos leitores do Direito & Justiça antes da pausa. Ele enfatizou que o jornal acertou na retomada da publicação, principalmente porque todos os tribunais superiores estão sediados na capital federal. “Existe uma comunidade jurídica enorme na nossa cidade, que sempre teve o Correio como referência na formação de opinião. O jornal tem e sempre terá muita credibilidade, principalmente porque possui os melhores jornalistas do país. Nós, população, ficamos muito satisfeitos com mais essa opção para ficarmos informados”, comemorou.