Leandro Grass Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Leandro Grass inelegível por 8 anos: entenda o que motivou decisão do TRE-DF

Publicado em Eixo Capital, GDF, Notícias

Por Ana Maria Campos — O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) condenou o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a ficar inelegível por oito anos, a contar a partir de 2022. O motivo: propagação de fake news nas eleições contra Ibaneis Rocha, então candidato à reeleição. Grass foi o vice colocado na disputa ao Palácio do Buriti e por pouco não chegou ao segundo turno — Ibaneis venceu ainda na primeira rodada. Concorrendo pela federação PV-PT-PCdoB, Grass foi o candidato mais crítico em relação ao governo do emedebista.

Tiro contra a oposição

Contra decisão do TRE-DF cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se for mantida, a condenação tira da disputa eleitoral de 2026 o candidato, até o momento, mais forte para a disputa pelo Palácio do Buriti. Na presidência do Iphan, Leandro Grass tem atuado no movimento para construção de uma união de partidos de oposição a Ibaneis.

Surpresa

Leandro Grass foi pego de surpresa, ontem, pela decisão do TRE-DF, enquanto participava, ao lado do presidente Lula e da ministra Margareth Menezes, da Conferência Nacional de Cultura. Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento reuniu mais de três mil participantes de todo o Brasil no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Havia cinco votos favoráveis, quando houve uma reviravolta.

——

Mais presença

O chefe da Casa Civil do governo do DF, Gustavo Rocha, vai participar mais ativamente das articulações para aprovação de projetos estratégicos na Câmara Legislativa. Ele esteve, ontem, na Casa, ao lado da vice-governadora Celina Leão, para entregar o Projeto de Lei Complementar que trata da preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub). Rocha afirmou que pretende ir à Câmara sempre que o tema despertar debates.

“É uma nova rotina que queremos estabelecer com a CLDF. Sobre esses projetos que percebemos que vão gerar uma discussão maior, estou me colocando à disposição para vir e explicar aos deputados e deputadas, sempre acompanhado de alguém que detém a expertise do tema”, afirmou Gustavo Rocha.

——

Homenagem às mulheres

No Dia Internacional da Mulher, a Câmara Legislativa vai homenagear um grupo de empresárias que estão à frente de grandes organizações como: o Clube Soroptimista Internacional de Brasília, a Aliança das Mulheres que Amam Brasília (AMA-DF) — presidida por Cosete Ramos, à frente do evento — e outras convidadas. A homenagem, marcada para a próxima sexta-feira, 17h, será iniciada com a fala da deputada Paula Belmonte (Cidadania), no auditório da CLDF.

Na lista de conferencistas também estão Cristiane Holanda e Luciana Asper, além de pioneiras da política do DF, como a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia e Ivelise Longhi, que foi vice-governadora. “Será uma linda homenagem às mulheres daqui, do Brasil e do mundo, com entrega de flores e o devido reconhecimento pela contribuição de cada uma delas, nas suas respectivas áreas, à sociedade”, resume a distrital, que também encerrará o evento.

——

Homenagem para Michelle

Os deputados distritais Roosevelt Vilela (PL) e Daniel de Castro (PP) querem homenagear a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Os dois bolsonaristas apresentaram projeto de resolução para conceder o título de cidadã benemérita de Brasília para a mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nascida em Ceilândia, Michelle deve ser candidata no DF, em 2026.