rev_0312_eixocapital-32819937 Kleber Sales

Barroso trocará a toga pela sala de aula do ensino médio em Salvador

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Dubeux —  O que pode parecer mais distante do que a liturgia da magistratura e o batuque dos blocos afros? Pois nem tanto assim. O 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), começa amanhã em Salvador e contará com diversas apresentações musicais, ações culturais e de sustentabilidade, além de uma aula do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, para alunos baianos.

O objetivo do encontro é envolver gestores e autoridades dos tribunais brasileiros no fortalecimento das ações de cultura e de cuidados com o meio ambiente pelo Poder Judiciário. A primeira edição do evento sob a condução de Barroso foca também na diversidade e na simplificação da comunicação do Judiciário. Ele vai lançar um pacto para a linguagem simples.

Barroso e o Ilê Aiyê

O presidente do STF tem dito em suas falas e discursos que a educação tem o poder de transformar e produzir vidas mais iluminadas para um país melhor. Trocará, então, a toga pela sala de aula e dará uma aula motivacional para alunos do ensino médio da capital baiana, além de fazer a palestra magna sobre “Magistratura, Eficiência do Poder Judiciário e Uso das Tecnologias” na abertura do Encontro. Ao final do último dia, serão apresentadas as Metas Nacionais do Judiciário para 2024.

Além de Barroso, o evento contará com a presença dos presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lelio Bentes Corrêa, entre outras autoridades do Judiciário.

Na abertura, um grupo dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) executará o Hino Nacional brasileiro. Na mesma solenidade, o bloco afro mais antigo e conhecido do país, o Ilê Aiyê, entoará o Hino do Estado da Bahia.

O que é que a Bahia tem?

Arquivo pessoal

O estande da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na COP28, em Dubai, foi palco para representantes de peso da Bahia. O presidente da CNI, o baiano Ricardo Alban, se reuniu com o governador Jerônimo Rodrigues e os ex-governadores Jacques Wagner e Rui Costa para apresentar localidades com potencial para receber investimentos em Hidrogênio Verde no estado. Ao todo, 27 regiões na Bahia foram mapeadas como áreas importantes para o desenvolvimento desse combustível do futuro.

Brasil e Alemanha

O presidente Lula faz uma visita amanhã ao chanceler alemão Olaf Scholz e participa de mais um encontro empresarial em Berlim. Mais uma das reuniões que podem ajudar a selar o acordo Mercosul-União Europeia, fundamental para o aumento da competitividade brasileira. É grande a expectativa para que saia o acordo nos próximos dias. Apesar de ter a Alemanha como um dos principais clientes de seus produtos, o Brasil mantém apenas 0,6% de participação no mercado alemão. E 70% das importações da Alemanha são provenientes de acordos da UE.

Sinal dos tempos

Talvez o maior sinal das tantas contradições da sociedade brasileira esteja no Judiciário, em especial quando se fala em gênero. Em novembro, dois eventos deram o tom do abismo na magistratura. Um seminário promovido pelo CNJ e Tribunal de Justiça do Paraná — o Fórum Nacional do Judiciário para Saúde, em Curitiba — reforçou o tom machista nas programações de congressos, com seguinte distribuição de lugares de fala: 34 homens e apenas 9 mulheres nas mesas. Seis das mesas principais tinham apenas a presença de homens. Dias depois, no lançamento do Relatório sobre Gênero e Direitos Humanos das Mulheres organizado pela Enfam (Escola Superior de Formação e Acompanhamento da Magistratura), juízas e juízes brasileiros discutiam as metas da ONU sobre direito das mulheres. A mudança acontece, querendo ou não. Neste caso, aceitar vai doer menos.

Expresso Pequi: ninguém sabe, ninguém viu

Sempre que se fala em mobilidade, alguém saca da lembrança a ideia do Expresso Pequi, que hoje parece mais lenda do que projeto um dia cogitado por Joaquim Roriz, que governou o DF entre 1991 e 1995 e entre 1999 e 2006. A ideia era uma ferrovia expressa para transporte de passageiros entre Brasília e Goiânia. O fato é que, se um dia tramitou o projeto, hoje ninguém sabe, ninguém viu, a julgar pelo périplo feito pela nossa reportagem em busca de informações. Feito uma alegoria para a célebre Quadrilha de Drummond.

Vai acompanhando…

Primeira parada foi a Secretaria de Mobilidade do DF. A resposta: a pasta não identificou nenhum projeto com o nome de Expresso Pequi. Caso esteja se referindo ao VLT entre Brasília e Luziânia (GO), as informações são da alçada do Governo Federal. Segunda parada foi o governo federal, no caso o Ministério dos Transportes. A resposta: no momento, não há projeto nesse sentido tramitando no Ministério dos Transportes. Sugerimos contato com o governo de Goiás, que mantinha estudos em andamento para viabilizar a linha férrea entre Brasília (DF) e Goiânia (GO). Terceira parada e a resposta: a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) sugere que o veículo contate a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para obter informações. Quarta parada e, com a palavra, a ANTT: o trem de passageiros que ligaria Brasília a Goiânia não faz parte da carteira de projetos no âmbito da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Nesse caso, aconselha-se entrar em contato com o Ministério dos Transportes, responsável pela formulação de políticas públicas para o setor. Ou seja, virou lenda, caros leitores.

Canoas ao Lago dos 8 aos 80 anos

Daqui a uma semana, nos dias 9 e 10 de dezembro, o deque do Clube da Aeronáutica vai se transformar em camarote para o público assistir a um espetáculo no Lago Paranoá. Trata-se do Campeonato Brasiliense de Va’a e Canoagem — Maratona. Quatrocentos atletas e paratletas, incluindo medalhistas do último Pan-Americano em Santiago, devem participar. As provas ocorrerão em uma extensão de 5km, proporcionando uma experiência visualmente única aos espectadores.

O campeonato de Va’a (canoa havaiana ou polinésia) e Canoagem também é uma experiência para todas as idades. Atletas a partir de 8 anos de idade até pessoas com mais de 60, que participam na categoria Master 60. “É emocionante observar famílias inteiras, com filhos, pais e até mesmo avós, competindo juntos”, ressalta Luciana Sampaio, presidente da FEBVAA.

Bianchetti mais de perto

Reprodução

Em breve, um dos artistas mais emblemáticos da cena brasiliense, Glenio Bianchetti, terá um espaço para reunir toda a sua obra e legado. Após a morte do artista de múltiplas habilidades, a família convidou ninguém menos que a premiada Marília Panitz para organizar e fazer uma curadoria para o espaço Casa Ateliê Glenio Bianchetti, montada no antigo ateliê do artista, que abrigará tanto a Fundação quanto o Espaço Cultural, aberto a visitas, palestras e eventos culturais. Enquanto a abertura não acontece, a Edição de Fim de Ano do Poucas e Boas – Arte e Design, evento que ocorre neste fim de semana, vai receber o Acervo Digital de Bianchetti, que será mostrado pela primeira vez. O evento de arte, design, artesanato autoral, gastronomia, moda, decoração e literatura contará ainda com 26 outros participantes. Visitação hoje, das 11h às 19h, na QI 08, conjunto 9, casa 2, Lago Norte.

A vida na UTI pediátrica

Arquivo pessoal

Registros comoventes de histórias que podiam ser apenas lembranças dolorosas. Mas as fotografias expostas nas paredes do Hospital Brasília falam também sobre esperança, coragem e superação. A ideia foi da médica intensivista, Suzana Berlim (foto), que fotografou o dia a dia das crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva do hospital e acabou conseguindo ressignificar as memórias de um tempo difícil para as famílias. O resultado é emocionante, como na foto em que Laura Austen, 14 anos, diagnosticada com um tumor próximo ao coração, abraça a mãe e mostra sua confiança pelo olhar. Imagens como essa trazem lembranças e reflexões.

Lançamentos e eventos

Superendividado tem direito — Será lançado na próxima terça-feira, dia 5, às 18h30, na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ) o livro Superendividamento dos Consumidores – Aspectos materiais e processuais. A obra conta com 70 autores e busca registrar e reunir as valiosas contribuições obtidas ante renomados operadores do direito, especializados no tema de defesa do consumidor. O prefácio é do ministro do STJ Marco Buzzi, que já concedeu entrevista ao Podcast do Correio.

Do Sertão a Hollywood Esse é o título do livro da jornalista Eliane Trindade sobre a estilista Martha Medeiros, que será lançado na quinta (7) em Brasília, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila do Shopping Iguatemi. A obra narra a trajetória da empresária alagoana que apostou na renda, matéria-prima relegada a feiras populares, e acabou vestindo celebridades como Beyoncé, Xuxa, Ivete Sangalo e Sofía Vergara, uma das prefaciadoras.

Novatos no TRF-1 — Na próxima quinta (7), tomam posse os desembargadores federais João Carlos Mayer Soares e Alexandre Machado Vasconcelos. Cerimônia será no plenário do Tribunal Regional Federal — 1, às 17h.