288522A0-5F7A-48E6-BEE6-B29FE56DE7EB

“Juros altos prejudicam investimentos. Com arcabouço fiscal, vamos baixar”, diz Alckmin

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum

Em grande evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o governo Lula vai conseguir baixar os juros definidos pelo Banco Central.

“Juros muito altos atrapalham o investimento.  O meu primeiro carro, um Fusca, eu comprei em 48 prestações. Hoje, as pessoas têm medo de fazer isso, têm medo de finaciamento. E essa situação provocou queda nas vendas. Vamos baixar os juros com responsabilidade fiscal. Para isso, enviaremos ao Congresso o arcabouço fiscal.”

Desonerar a folha 

Alckmin foi muito aplaudido pelas centenas de empresários no evento quando sinalizou que o governo pretende, num segundo momento, tomar as medidas para desonerar a folha de pagamento. E também falou sobre a Reforma Tributária. “Não queremos que um setor seja mais penalizado que outro. Vamos olhar para a situação das empresas de serviços”, disse.

Sobrecarga de impostos

A maior preocupação da CNC é a possibilidade de que o setor de serviços, maior empregador do país, seja prejudicado na Reforma Tributária.  Um estudo aponta que o aumento médio da carga tributária chegaria a 84% e, em alguns casos, ultrapassaria 188%.

Garantia de empregos

“A Reforma Tributária é pauta prioritária de todos os estados e do DF. E nós, da CNC, representamos o setor que mais gera emprego, enquanto outros estão ceifando vagas de trabalho, substituídas pela tecnologia”, ressaltou o presidente da entidade, José Roberto Tadros.

Ele entregou a Alckmin o documento “Propostas e recomendações do Sistema Comércio para o desenvolvimento do País”.

Presenças 

Além de empresários, mais de 100 parlamentares estiveram presentes ao evento no CICB. A bancada do DF foi representada por Bia Kicis (PL) e Rafael Prudente (MDB). Todos os presidentes das federações estaduais do comércio compareceram ao encontro, como José Aparecido Freire do DF.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, também participou da abertura do evento. Em seu discurso, frisou a recomposição do orçamento do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*