ilustracao_capital_SA Foto: Kleber Sales

Os lucrativos bares “da esquerda”

Publicado em Coluna Capital S/A

Coluna Capital S/A, por Ana Dubeux (interina)

A última semana de 2022 foi de festa para os bares e restaurantes que se tornaram point da esquerda em Brasília. Com caravanas chegando de todo o Brasil para a posse do presidente Lula, esses locais se tornaram espécie de ponto de encontro. Para conseguir uma mesa no tradicional Beirute, tanto o da Asa Sul quanto o da Asa Norte, era preciso paciência para enfrentar a longa fila de espera.

No Restaurante da Tia Zélia, na Vila Planalto, quem não fizesse o pedido antes do meio-dia, corria sério perigo de ficar sem comida, tamanho o movimento da casa. O local ficou ainda mais famoso depois que a ministra da Cultura, Margareth Menezes, viralizou cantando Faraó e Evidências com os frequentadores da casa.

O Pardim, na 405 Norte, assim como o Mimo Bar, na 205 Norte, levaram uma multidão para a região, que teve até a rua interditada na sexta e no sábado à noite. Detalhe: quase todos esses bares e restaurantes abriram as portas ontem, primeiro dia do ano, quando tradicionalmente a maioria permanece fechada.

Qualidade de vida para todos como princípio

Com mais de duas décadas dedicadas à promoção da qualidade de vida, o mercadólogo e empreendedor social Leonardo Gross lembra que, nos idos de 2017, quando começou a apresentar projetos em busca de fundos para sua primeira startup de saúde e bem-estar, não tinha muito conhecimento das estatísticas, apenas uma ideia distante de que pessoas negras que se lançavam na área eram subfinanciadas. “Comecei a pesquisar as estatísticas de financiamento para empreendedoras e empreendedores pretos e buscar pessoas pretas como referências, para entender se o meu caso era isolado ou apenas sintomático de um problema maior, as desvantagens históricas do racismo”, recorda.

Empreendedorismo e paixão pelo ofício
As adversidades, no entanto, não desanimaram Gross. Ele se especializou no desenvolvimento de negócios no setor de saúde, considerado por ele uma das áreas mais fascinantes do ramo. Craque em inovação na saúde e líder de soluções digitais para América Latina na General Electric (GE) Healthcare, o interesse apaixonado pela área o qualificou a uma cadeira no Conselho Consultivo de Saúde Digital da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Liderança no mercado de startups
Bacharel em marketing, tem MBA pela Ohio University (EUA) e é doutorando do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) na Unicamp. Tem ocupado funções-chave de liderança de marketing e desenvolvimento de negócios de startups em grandes corporações, com foco em soluções inovadoras como cirurgia robótica, biotecnologia e inteligência artificial.

Referência na aceleração de negócios
Cofundador da healthtech Genki.Health, Gross também se destaca por sua atuação como mentor e jurado de diversos programas de aceleração de negócios. Atuou para empreendedores como da Inova Unicamp, Startup Weekend Health, Hackmed, Distrito InovaHC, QQSU.

Roda da economia
No discurso no Congresso, Lula apontou algumas prioridades para geração de empregos: “Vamos impulsionar as pequenas e médias empresas, potencialmente as maiores geradoras de emprego e renda, o empreendedorismo, o cooperativismo e a economia criativa”. E prometeu: “A roda da economia vai voltar a girar e o consumo popular terá papel central neste processo”.

Respeito e cordialidade
A reitora da UnB, Márcia Abrahão, destacou que o ministro da Educação e o presidente da República convidaram todos os reitores para a posse. “É um tratamento muito diferente, bastante respeitoso e cordial com as universidades, com a educação. A perspectiva é de um trabalho conjunto. Minha primeira expectativa é que não haja corte ou bloqueio de verba para as universidades, já no decreto de programação orçamentária, como prioridade”, ressalta.

Combate ao cartel
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) foi reeleito ontem presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Câmara Legislativa. A bandeira do petista é o combate aos aumentos abusivos dos preços dos combustíveis.

Gasolina a R$ 6,30
Postos que cobravam este valor pelo litro do combustível na EPTG, a partir de hoje, vão ter de baixar preços. A nova MP da desoneração dos combustíveis já está em vigor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*