buser Crédito: Caio Gomez

Reserva de viagens para Brasília aumenta com a posse de Lula

Publicado em Coluna Capital S/A

Coluna Capital S/A, por Ana Dubeux (interina)

A posse de Lula provocou um aumento de, ao menos, 10% nas reservas de viagens para Brasília pela Buser em dezembro, na comparação com novembro. A maioria dos passageiros da startup sairá de Belo Horizonte (MG), São Paulo, Goiânia (GO), Uberlândia (MG) e Campinas (SP).

No balanço de 2022, Brasília foi o 6º destino mais procurado pelos viajantes da Buser. A capital federal ficou atrás de São Paulo, Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro, Vitória (ES) e Campinas (SP) no ranking de destinos da plataforma.

Marolinha de otimismo

O comércio do DF encerra o ano em festa. Motivos: crescimento de 3,2% no acumulado das vendas de janeiro a outubro, na comparação com igual período de 2021, atribuídos à manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600, o adicional de R$ 150 por criança até 6 anos e a perspectiva de aumento da intenção de compras para 2023. “É claro que inflação nos preocupa e não conseguimos ter um horizonte claro de redução das taxas de juros”, diz Wagner Silveira Júnior, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF. E acrescenta: “Considerando uma boa dose de cautela com esse cenário, não podemos falar em onda de otimismo. Por enquanto, ficamos na marolinha”.

Doutorado-sanduiche no exterior
Candidatos têm até 13 de março para se inscrever no Programa Institucional de Doutorado-Sanduiche no Exterior (PDSE). O processo de seleção interno dos doutorandos será realizado pelas instituições de ensino superior. O investimento previsto pela Capes é de até R$113,6 milhões para financiamento de até 2.035 bolsas. Os benefícios durarão de seis a 10 meses. O interessado deve realizar a inscrição no formulário on-line disponível em: inscricao.capes.gov.br/#/dashboard, dentro dos prazos estabelecidos pelo edital.

“Respirando, transpirando e imergindo na Sétima Arte”
Emplacando duas décadas de mercado, a Sétima Produções Culturais carrega know-how em seu DNA na realização, curadoria e produção de eventos. Especializada em mostras e festivais de cinema, a empresa atua também em projetos que unem audiovisual, educação, interatividade e outras artes. Criada pela empreendedora Ana Arruda, 39 anos, a Sétima se destaca por seus projetos imersivos em realidade virtual, com a exibição e co-produção de filmes e conteúdos diversos realizados em 360º. O mais recente destaque foi o Festival Curta Brasília, com o Espaço CVRTA VR, ambiente exclusivo para levar o público à principal inovação no mundo do audiovisual e do entretenimento: o cinema imersivo.

Luz, câmera, ação e entretenimento
A Sétima Produções já firmou parcerias de peso em países como Holanda, França, Dinamarca e Estados Unidos, que resultaram em participação em grandes eventos, como Festival de Cannes, Málaga, Transmedia Hollywood e VR Days, posicionando a empresa como referência na elaboração de projetos, trazendo o que há de mais recente no universo da arte, cinema e entretenimento. Produtora, curadora e programadora, com experiência em mais de 50 mostras e festivais de cinema no Brasil e em outros países, Ana Arruda nasceu no seio de uma família que sempre valorizou a arte e a cultura, tendo sua infância regada a referências nordestinas e de São Paulo, onde coabita.

E foi assim…
Tudo começou na adolescência, no final dos anos 80, no grêmio estudantil do colégio Sigma, onde participou da criação do Festival da Meia Dúzia, que desfiava os alunos a produzir vídeos de até 6 minutos. Já na Universidade Católica, onde cursou jornalismo, partiu para seu primeiro estágio, representando Brasília no Circuito BR Movimento, da Petrobras. Aos 17 anos, criou o primeiro núcleo do CRTV, passando a cobrir e realizar documentários do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Mundo real ao virtual
No “plano-sequência”, em 2016, decidiu ganhar o mundo para ver e viver de perto eventos grandiosos, como o Festival de Cannes, na França, e outros de “narrativa transmídia e imersiva”. Por fim, Ana Arruda se dedica de corpo e alma à Mostra CVR, criada para ser um ponto de encontro do Curta Brasília, um metaverso próprio do festival, realizada de forma totalmente on-line e gratuita. Nela, o público tem a possibilidade de acessar uma plataforma digital exclusiva e assistir a filmes 360 e 2D, além de debates com realizadores brasileiros e internacionais. A mostra conta com patrocínio da Embaixada do Reino dos Países Baixos e da Embaixada da França e apoio da Embaixada da Espanha, em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca. “Brasília é um terreno fértil para inovações. Antes mesmo de nascer, essa cidade já era pra frente”, diz.

Perfil de sucesso na agroindústria
A produtora rural do DF Rute Maria Gontijo tem vários motivos para celebrar a chegada do ano-novo. Como muitas mulheres, ela desempenha as funções de mãe, avó, dona de casa e se tornou, ainda, empreendedora de sucesso. Ao lado do marido, Roberval Gontijo, investiu numa agroindústria que precisava ter a gestão alavancada. Com esforço, planejamento e apoio dos consultores do Sebrae no DF, alcançou crescimento de 40% no primeiro ano. A Agroindústria Machadinho entrega, no setor de hortifruti dos supermercados, as verduras higienizadas e os legumes picados, prontos para colocar na panela. A empresa é 100% familiar, tocada pelo casal, os dois filhos e as duas noras. Este ano, a trajetória de Rute foi reconhecida: ela estava entre as 15 finalistas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022. “Eu me senti valorizada, reconhecida por tudo o que faço aqui dentro da agroindústria”, celebrou.

Bem-estar nas companhias
A pesquisa Panorama do bem-estar corporativo 2022, estudo realizado pelo Gympass, maior plataforma de bem-estar corporativo do mundo, mostra que que 79% dos colaboradores pensariam em deixar uma empresa que não prioriza o bem-estar, 86% consideram o bem-estar tão importante quanto o salário e 30% não acreditam que suas companhias e gestores se preocupam com o tema. Outro dado do levantamento: 22% dos entrevistados classificam seu bem-estar como “muito ruim”, “ruim” ou “poderia melhorar”, e 22% sentem que, por conta do trabalho, não têm tempo de cuidar do bem-estar. Por outro lado, 90% dos respondentes disseram que tenderiam a permanecer em um cargo se a empresa priorizasse o tema. O resultado considera apenas colaboradores de empresas com 10 a 500 funcionários.

18%
Ibaneis Rocha informa à coluna que vai manter a alíquota sobre os combustíveis

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