Na sala de cirurgia

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)

Hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

facebook.com/vistolidoeouvido

instagram.com/vistolidoeouvido

 

Foto: freepik.com

 

De acordo com o que diz o Código de Ética e segundo decisão do próprio Conselho Federal de Medicina (CFM), é exigido, tanto do médico quanto por parte da poderosa indústria farmacêutica, que ajam com total transparência e dentro dos princípios éticos que regem o exercício dessas profissões.

Mas o que se observa fora das letras e nas relações, cada vez mais próximas, existentes entre médicos e indústria farmacêutica é um natural — e pouco sério — jogo de interesses. Nessa história, a transformar e a reduzir a saúde num negócio muito lucrativo, há, por parte de ambos, interesses que vão além do que seja correto. Muitos médicos, encantados com as facilidades e os presentes ofertados pela IF, se deixam seduzir, adotando exclusivamente medicamentos, instrumentos e outros produtos dessas empresas, numa relação que passa longe da vista dos pacientes e bem longe ainda do que exigem os princípios éticos.

Quanto mais famoso o médico e as clínicas, mais as diversas indústrias farmacêuticas se acercam deles, com mimos de todo os tipos, incluindo viagens internacionais nos melhores hotéis, com tudo pago, e outros brindes de alto valor, para tê-los cativos de seus produtos. Óbvio que há muitas exceções. Profissionais sérios que não atendem esse tipo de reclame.

Recentemente, a empresa norte-americana INSYS Therapeutics foi condenada, naquele país, por subornar médicos para oferecer remédios elaborados com base em opiáceo, 100 vezes mais potente que a morfina e que provocavam forte dependência nos pacientes.

O Conselho Federal de Medicina vem fazendo, atualmente, o acompanhamento de muitos casos em que as relações entre médicos e a indústria farmacêutica extrapolam o que é permitido em lei. Para o CFM, a resposta a esses casos é dura e sempre a mesma, no sentido de penalizar os profissionais envolvidos. A questão, aqui, é que nessas relações há muito dinheiro envolvido e pressões vindas de todos os lados. Não é segredo para ninguém que a IF pressiona e faz forte lobby não apenas junto aos profissionais de saúde.

Existe uma forte presença da IF junto não somente a políticos influentes, como ao pessoal do Executivo, sobretudo o Ministério da Saúde, onde a sua atuação vem de longa data e com resultados sempre satisfatórios para essas empresas. Há, evidentemente, diversos riscos envolvidos nessas relações, para a população, que, de certa forma, acaba se transformando numa espécie de cobaia para essas indústrias, como afirmam alguns médicos.

Em países em que as leis são duras e aplicadas de imediato, com penalidades pecuniárias e cadeia por longo tempo, essas indústrias agem com maior cautela.

 

A frase que foi pronunciada:

“O lobby é a segunda profissão mais antiga do mundo.”
Bill Press

Bill Press. Foto: wsb.com

 

Solidariedade
Tudo preparado para hoje, no Olinda Bar e Restaurante, do Romão, na 202 sul, às 21h. Jomaci Dantas e Valdenor Almeida irão além da cantoria popular nordestina, desfrutando dos presentes, que participarão dando dicas para as composições improvisadas. Jomaci, o poeta Lola, usará a arrecadação feita no local para seu tratamento médico.

 

Descuido
Mais bueiros sem tampa fazendo vítimas. Dessa vez, na SCRLN 706, onde estacionam os carros. A foto está a seguir.

 

Homenagem
Bem lembrado por Malu Mestrinho. Um vídeo de Neusa França postado no YouTube pelo Instituto Brasileiro do Piano, liderado por Alexandre Dias, pesquisador e ex-aluno da pianista. Confira a seguir.

 

Representação
Representando o Brasil, o Coral do Senado fará parte do Festival de Coros Misatango em Berlim. O concerto será na Sala de Música de Câmara da Filarmônica de Berlim. Outras apresentações serão estendidas a Portugal, antes da volta. Toda a viagem é paga pelos próprios participantes.

 

Amor eterno
José Borges Mundim, falecido há anos, não parou de fazer piadas nem na própria lápide. Mandou gravarem “Vivi todo arranhado, mas não larguei a minha gata”. Dona Leontina, que obedeceu a ordem do velho, ria lembrando do passado e chorava pensando no futuro. Até que chegou a hora. E ela, confiou à filha a sua última frase no planeta Terra: “Pois é. A sua gata chegou e seu descanso eterno acabou, José.”

 

História de Brasília

Na partida, o aparelho foi obrigado a uma reversão violenta para poder sair de sobre os calços. Com a reversão, provocou forte deslocamento de ar que foi atingir em cheio a antiga estação presidencial, destelhando-a completamente. (Publicada em 04.04.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin