Governo virtual

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)

hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Ilustração: jus.com

 

         Em um mundo onde as mídias sociais, conjuntamente com boa parte da imprensa, parecem pautar o cotidiano das pessoas, os chamados “influencers”, ganham destaque pela capacidade que exibem em formar seguidores nas diversas plataformas da Internet. Alguns desses novos pastores midiáticos chegam a aglutinar, em suas páginas, milhões de seguidores, que observam tudo o que eles fazem ou deixam de fazer.

         Não surpreende, pois, que muitos políticos procurem esses novos “Faróis” da humanidade em busca de cooptar esse público virtual para si. Não bastasse o sumiço dos políticos das ruas, onde facadas, tiros e lançamento de fezes podem ocorrer a todo o momento, agora, esses candidatos, que já eram distantes do público, vão agora se esconder por detrás da mídia eletrônica, onde o faz de conta e a realidade podem ser facilmente manipuladas ao gosto da freguesia.

         Assim, o que era falso, torna-se agora fácil, mas igualmente falso. A persistir nessa fórmula via internet, chegará um tempo em que os candidatos farão campanhas deitados na cama, sem sequer saírem do quarto de dormir e de pijama. Hoje essa realidade já é feita por muitos ministros e desembargadores ao se reunirem em sessão remota. Da cintura para cima estão usando terno e gravata. Da cintura para baixo estão de pijama, se muito. É o tal do mundo informal.

          Esse tempo parece ter sido inaugurado por alguns apresentadores dos telejornais. Chegavam de bermuda e tênis. Colocavam o paletó e a gravata e, da mesa do estúdio, apresentavam o jornal sentados. Quem via essa transmissão diretamente do estúdio tinha uma visão bem próxima ao que ocorre hoje no mundo das mídias sociais. É tudo um cenário fake, que acaba se estendendo também para o que dizem e prometem, sem qualquer sinal de pudor.

         Nas redes de televisão, os debates entre os candidatos pouco ou nada ajudam a esclarecer os espectadores, que permanecem ligados nesses programas apenas em busca de alguma adrenalina, que possa levar um candidato a pular no pescoço do outro. Os programas de governo permanecem assim em segundo plano. O eleitor bem sabe que programas de governo anunciados pelos candidatos são mais virtuais que tudo, e independem da vontade do governante.

         Programas de governo, pelos atuais mecanismos de Estado, têm que ser submetidos ao Congresso, seguindo as regras antirrepublicanas estipuladas pelo toma lá dá cá. Programas de governo são feitos pelo Legislativo, que é quem governa hoje de fato. Pelo Congresso e também pelo Judiciário, dentro do modelo esdrúxulo de judicialismo político. Da mistura do primeiro com o segundo, é que se tem, de fato, o que o Executivo pode fazer. O resto é estória da Carochinha.

         O que esperam os eleitores é que os candidatos digam nos debates que meios legais irão buscar para verem aprovados seus programas de governo. Sem uma reforma política séria e levada em frente por gente também séria, ficamos nesse falso jogo, onde a população já não reconhece quem de fato está à frente do governo, quem comanda o quê. Dessa forma, para candidatos virtuais, um governo também de características virtuais.

 

 

A frase que foi pronunciada:

“Quando as portas da cultura se fecham, fecham-se também as portas da democracia.”

Fala de Rudolfo Lago na peça “Trenodia para um teatro fechado”, de Jorge Antunes, pronta para apresentação, 20 de novembro.

País do futuro

Tudo certo para as votações na Papuda. O , que encaminhou uma comitiva para a cadeia, cumpriu a missão de preparar os presos provisórios que estão aptos a votar. O que causa confusão no entendimento é que, nas unidades de internação de adolescentes, as urnas também estão prontas.

Foto: tre-df.jus

 

Eleições 2022

Em decorrência da extrema polarização política, existente hoje na disputa para Presidente da República, as eleições estaduais e mesmo a eleição no Distrito Federal foram empurradas para um segundo plano, com os eleitores mais interessados nos acontecimentos envolvendo os dois principais candidatos em disputa ao comando do Executivo Nacional.

Foto: Globo/João Miguel Júnior

 

Petulância

Padre Kelmon, que entrou na última hora na disputa a Presidente da República, em substituição a Roberto Jeferson (PTB-RJ), tem se mostrado muito mais ativo nos debates do que candidatos mais experientes e mais escolados. Na figura de um estreante, o padre ortodoxo colocou o ex-presidente Lula contra as cordas, ao dizer, na cara do adversário, que esse não deveria, sequer, estar nessa disputa por seu passado comprometedor. Em resposta, Lula quase perdeu as estribeiras. Debochando do padre, por sua aparição recente, Lula não escondia seu ódio ao atrevimento e coragem do novato.

 

História de Brasília

Deram uma volta de arame nas vigas e prenderam-no com pregos, na parede da entrada. Chuva é sinal de castigo, e qualquer vento tem as proporções de um tufão. Os barracos de madeira não caem, mas casas se descobrem. (Publicada em 10.03.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin