Assédio eleitoral é…

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)

hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

 

Charge do Zé Dassilva

Tivessem os atuais candidatos à presidência apresentado consistentes programas de governo, contendo propostas realistas para os próximos quatro anos, e não projetos de poder, como o que vimos, nada dessa confusão raivosa teria palco ou plateia.

Esqueceram, nesta campanha, de falar do Brasil. Talvez, não tenha havido tempo para tanto ou, quem sabe, o país não possua problemas. O fato é que estamos no escuro e num vazio de programas. A radiografia real do país, mostrando suas entranhas, que deveria ser uma obrigação de cada candidato, também não nos foi apresentada.

Não aquela radiografia construída com dados inventados, subdimensionados ou inflados. O grupo de campanha que assessora cada candidato deveria preparar um dossiê completo do país, mostrando as áreas onde a intervenção aos problemas deve ser imediata. Onde estão os números reais e onde as soluções pontuais? Nada sabemos. Onde estariam e quanto custariam também o desenvolvimento deste e aquele projeto? Silêncio.

Nessa altura da discurseira, soube-se quem é o mais ligeiro em sacar ofensas. Já se sabe também quem é que mente mais. O passado no Brasil torna-se sempre um projeto de futuro. Nestas eleições, regressamos ao passado, não de nossa história factual, mas ao pretérito de um Brasil de chanchada, com personagens caricatos sobre o palanque, só faltam dançar e cantar. Voltamos tão para trás que o chamado “cabrestismo” ou o voto de cabresto foi repaginado, transformando-se no que o emplumado Superior Tribunal Eleitoral denomina agora de assédio eleitoral. Com isso, volta também, na sua versão aditivada, o novo “coroné” ou coronel, na figura do candidato que, por suas habilidades na prestidigitação da realidade, mostra-se o plenipotenciário de toda a região Nordeste.

Aos eleitores, pela falta de programas, restam a escolha feita a partir da imagem que ele passa ao público, principalmente por sua capacidade e imaginação em fazer promessas. Nesse ponto, não adianta apenas fazer promessas sem imaginação, é preciso que as promessas sejam precedidas de uma estória comovente e fantasiosa. É nesse exato momento, de volta ao passado, que as campanhas resgatam também a áurea santa dos beatos, com os candidatos, agora achegados às igrejas, passando uma imagem de santos, cuja única missão é a salvação das almas pelas urnas.

Fossem quaisquer dos candidatos, encostados contra a parede, ao vivo e a cores, por pesquisadores e estudiosos do Brasil, sobre seu real conhecimento deles a respeito do país que buscam governar, de certo que desmanchariam, transformando-se em areia diante de todos.

É essa iconoclastia, ou o pulverizar dessas imagens falsas, que as campanhas necessitam para que o país se sobressaia muito além desse ou daquele candidato. O que não pode é a nação ficar em segundo plano, assistindo passiva o desfilar desses candidatos ao paraíso.

O assédio eleitoral é essa volta compulsória ao passado, obrigando a população a assistir esses debates de coronéis, que se acreditam beatos, ouvir propaganda eleitoral gratuita e de baixa qualidade e, além disso, ser obrigado a engolir o cipoal de censuras impostas pelo Mao TSE Tung à população. Assédio eleitoral é o que o Estado nos obriga a aturar durante meses de campanha. Como se não tivéssemos coisa mais importante a fazer.

 

A frase que foi pronunciada:

“Durante uma campanha política todos se preocupam com o que um candidato fará em relação a esta ou aquela questão se for eleito, exceto o candidato; ele está muito ocupado imaginando o que fará se não for eleito.”

Everett Dirksen

Everett McKinley Dirksen. Foto: dirksencenter.org

 

Mas moço!

Pelo interior, prefeitos e vereadores candidatos oferecem de tudo para a população, que aceita de bom grado e vota no concorrente.

 

Azul conecta

Uma opção interessante oferecida pela Azul. Aeronaves da frota Cessna Grand Caravan, com 9 lugares, vão todo sábado de Mossoró para Fortaleza e, no domingo, de Fortaleza para Mossoró. A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte está em pleno crescimento turístico. As salinas e o parque arqueológico em Apodi estão fazendo sucesso.

Lajedo de Soledade, Parque Arqueológico em Apodi. Foto: eaiferias.com

 

Domingo

Longas filas nas eleições se deram por dois motivos. Pessoas que tinham a cola na cabeça e não levaram os nomes e ordem dos candidatos por escrito ocuparam as urnas por mais tempo do que imaginavam. O teclado digital também foi vilão no domingo de eleição. Não permite a mesma destreza que o teclado físico oferece. A orientação para o pessoal da fila é a tarefa mais importante do processo.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 

História de Brasília

As irmãs de S. Vicente de Paulo (Taguatinga) vão inaugurar, em Brasília, no mês de abril, a primeira creche para crianças, na Península Sul. (Publicada em 11.03.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin