Afinal, há regras?

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Foto: comdono.com

 

        Repetia o filósofo de Mondubim que “é, no vácuo de autoridade, que as irregularidades encontram meios para se expandir”. Trata-se aqui de uma máxima que pode ser constatada em todo e qualquer local onde o caos urbano é o fator dominante.

        Em se tratando de um bairro como o Lago Norte, um dos endereços nobres da capital e onde o metro quadrado das casas e lotes estão entre os mais caros do país, e onde os impostos e taxas são altíssimos, a presença e a proliferação silenciosa da desordem urbana pode ser vista logo na entrada do bairro, no primeiro endereço comercial, situado nas cercanias do supermercado Pão de Açúcar, antiga SAB, na SHIN QI 02.

        Ali o descaso e a falta de fiscalização, ao longo dos anos, favoreceu a fixação de diversos barracos de madeira improvisados, onde se vende de tudo e onde a vigilância sanitária parece ter esquecido de atuar. São inúmeras instalações de madeira, dispostas desordenadamente em volta do estacionamento local e que cresce ano a ano, sob os olhares compassivos e até suspeito das autoridades.

        A área não oferece os mínimos requisitos de urbanidade, sem projeto, sem infraestrutura permanente, sem desenho urbanístico, sem projeto paisagístico, tudo numa improvisação que deixa, a cargo dos ocupantes dessa área, todo e qualquer cuidado.

Foto: quituart.com

        Mais recentemente, os ocupantes dessa área resolveram, por conta própria, cercar toda a área, inclusive para preservar os puxadinhos que construíram ao arrepio da lei. Trata-se de uma situação que se prolonga ao longo das décadas e que pode ser verificada ainda em outras áreas comerciais do mesmo bairro, como é o caso da chamada Quituarte, um imenso barracão de madeira, lata e alvenaria que há anos funciona na SHIN QI 10, canteiro central.

        No passado, a ideia dos moradores locais era implantar, nesse canteiro, uma espécie de jardim gastronômico, onde, em meio aos quitutes servidos, haveria uma exposição semanal de arte e de artesanato. Com o tempo, e com o descaso do governo em regularizar uma situação ideal, a Quituarte foi se consolidando, seguindo apenas a intuição dos novos ocupantes do local e hoje é uma realidade improvisada, e onde a vigilância sanitária e outros órgãos de fiscalização passam longe.

        São situações consolidadas que, ao olhar de urbanistas, caracterizam-se como aleijões construtivos que prejudicam não só esteticamente o bairro, como deixam, a claro, a pouca ou nenhuma vontade das autoridades em dar um rumo correto a essas situações. Segundo moradores que se preocupam com situações desse tipo, pressões políticas e o lobby poderoso de pessoas na capital impedem que essas situações de descalabro urbano sejam resolvidas para o bem da comunidade.

A frase que foi pronunciada:

Por esse intrincado labirinto de ruas e bibocas é que vive uma grande parte da população da cidade, a cuja existência o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos, empregados em obras inúteis e suntuárias noutros pontos do Rio de Janeiro.”

Lima Barreto

Lima Barreto. Foto: letras.ufmg

Novidade

Hoje será inaugurado, no estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, um espaço especial para que cadeirantes possam praticar atividades esportivas e de lazer. Tudo com orientação de instrutores e professores. Tiro com arco, Yoga, Canoagem, Tênis Mesa, Teqball, dança, horta comunitária. É bom começar logo, porque o projeto inicialmente vai durar 2 meses.

Foto: Arquivo/Agência Brasília

Monte de ninguém

Shopping no Aeroporto, Shopping no DEFER. Parece que as vozes das superquadras de Brasília estão roucas e não são ouvidas.

Fachada do shopping que será construído no Aeroporto Internacional de Brasília.      Foto: Inframerica/Divulgação

Absurdo Federal

Por falar em shopping, todos abertos, lojas recebendo gente de todos os endereços. Não faz sentido, portanto, que o INSS e agências da Previdência Social estejam de portas fechadas para o contribuinte, sob a chancela viral.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Crime&Castigo

Com a lei na ponta da língua, viciados se reúnem livremente em grupinhos, compartilhando drogas ilícitas. Aos olhos da Lei 11.343/06, a prática continua sendo criminosa e deve levar o cidadão para a cadeia. Até oferecer droga sem fins lucrativos pode ser motivo de clausura.

História de Brasília

Mais uma emenda à Constituição será tentada novamente. O sr. Anísio Rocha insiste na pena de morte, e não sabemos a quem isto vai favorecer. Nem prejudicar também. (Publicada em 17.02.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin