Boratto Dia dos Pais 2020

Receita de Dia dos Pais: Costela de Janela

Publicado em churrasco, cozinha, dia dos pais, dicas, gastronomia, receitas

Dia dos Pais merece uma bela receita e eu sempre vou lembrar do meu pai que adorava Costela. E incentivo meus filhos a terem suas próprias receitas também.

Com isso temos mais uma vez a oportunidade de unir a família e agradecer a Deus por mais um momento maravilhoso com as pessoas que amamos.

Com isso, eu  quero ensinar um prato que meu pai e meu avô amavam, que é a Costela de Janela.

Quem é mais antigo de Brasília vai lembrar de um Restaurante chamado Costelas e Costelas, que ficava na Asa Sul.

Meu pai amava ir lá e foi nesses encontros que eu conheci vários tipos de costela e a forma de fazer.

Tem aquele que todo mundo conhece, encontrada na entrada de algumas churrascarias.

Que é a tradicional Costela Gaúcha, chamada de costelão de chão.

Esse tipo precisa de muitos equipamentos, um local aberto e um conhecimento um pouco mais abrangente.

Mas, não é o que a gente vai falar . Vou ensinar a fazer uma costela de um jeito que fica tão bom quanto.

Fizemos uma Costela também na LIVE Sabor&Música.

Lá no meu Canal tem o vídeo com esse domingo animado.

Primeiramente  temos que ver que a costela é vendida de várias formas.

Por isso, temos que entender todos os cortes para que você possa fazer a sua escolha:

1 – O Costelão ou Janelão, esta peça abrange toda caixa torácica do animal. É aquela costela inteira que vemos assadas nas confraternizações dos gaúchos com fogo de chão e normalmente um varal de carnes.

2 – A Costela de ripa,  nada mais é, do que o corte horizontal da costela de Janela, ou seja, aqui você pode escolher quantos ossos você vai querer cozinhar.

3 – A Costela Janela é o centro da caixa torácica do animal, com os ossos grossos inteiros, normalmente se usa em torno de 5 ripas da costela.

4 – A Costela de Minga ou Ponta de Agulha sai da parte posterior da caixa torácica do animal, fica com ossos mais finos e por se localizar mais perto do filé mignon tem um sabor bem mais acentuado com muito colágeno e de gordura entremeada.

Na maioria dos açougues você sempre vai encontrar a Costela de Ripa e a Ponta de Agulha.

Mas a Costela de Janela por ter seu uso diretamente ligado ao churrasco, já vem sendo comercializada fechada a vácuo o que facilita bastante, mas não se esqueça de analisar algumas coisas importantes.

Essas dicas devem ser usadas em toda a escolha que fizer de uma carne bovina quando você for comprar.

  • Dica 1 – Primeiramente  é escolher um açougue de confiança e se possível conferir se a carne tem aquele selo SIF (Selo de Inspeção Animal), que nada mais é do que a comprovação de que a carne que você vai comer é de boa procedência;
  • Dica 2 – A gordura da carne tem que ser clara, aquelas gorduras amareladas da carne significam 2 coisas, ou a carne é de um animal velho, e com isso ele trabalhou mais na sua vida e tem com certeza a carne mais rígida, mais dura, ou o acondicionamento dessa carne não foi tão bom o que gera esse amarelado na gordura;
  • Dica 3 – Firmeza da carne, quando compramos uma carne temos que apertar nela e ver se ela está rígida, se não estiver é sinal de que ela não está mais tão boa para o consumo, é claro que existem carnes mais duras que as outras, então tenha cuidado nesse momento;
  • Dica 4 – Se você for comprar uma carne que já está a vácuo, veja a quantidade de sangue que tem no saquinho, se tiver muito sangue e a cor dele não estiver brilhante isso é sinal de que ele está ali a muito tempo na gôndola do mercado, e provavelmente não bem acondicionado, podendo não estar em boas condições.

Pronto, agora que você conhece todos os tipos de costela e os cuidados na sua escolha vamos ao prato do Dia dos Pais, ou seja, minha Costela Janela.

Primeiro entenda que a costela pode ser temperada somente com sal, e como vamos usar no forno prefiro usar o sal fino ou de parrilha, e não o sal grosso.

Dessa forma acertamos o sal com mais facilidade.

No vídeo eu uso o meu Dry Rub, que é um composto de ervas, sal, pimentas, cebolas e alho, todos secos, que eu gosto muito para salgar carnes.

Hoje também se acha no mercado para comprar, mas isso é assunto para uma nova matéria.

Vamos colocar diretamente a costela de janela em uma forma de preferência com a borda alta.

Podemos temperar a Costela lá diretamente, para que todo o tempero fique dentro dela.

A parte do osso será sempre colocada para baixo, assim toda a gordura que for derretendo vai passar por toda a carne antes de ir para o fundo da forma, deixando a carne mais suculenta e saborosa.

Uma dica que dou é a seguinte:

Depois de temperada a carne algumas pessoas usam um pouco de óleo vegetal para massagear a carne e fazer com que o tempero penetre nela, fica muito bom, mas eu prefiro colocar um pouco de cerveja.

Assim, também faço com que o tempero entre na carne e dou o gosto da cevada para o meu prato, trazendo um pouco de amargor bem suave e além disso, o álcool ajuda a quebrar as fibras da carne.

O último segredo é que devemos embrulhar a forma e a carne todos em papel alumínio, fazendo uma espécie de estufa.

Se sua forma tiver a borda alta o suficiente para que o papel de alumínio não toque na  carne ótimo, caso contrário corte algumas rodelas de cebola e coloque em cima da carne.

Isso vai fazer com que o papel de alumínio toque na cebola e não na carne, com isso quando retirarmos o papel ele não vai arrancar aquela parte crocante que criamos na costela.

Por fim, devemos levar a costela de janela já bem embrulhada para o forno em uma temperatura média de 220 graus por um período de 4 a 5 horas, não menos que isso.

Quando tirar do forno, vamos retirar o papel de alumínio e voltar com ela para o forno para dar aquela crocância final na parte superior.

Após o processo, tenho certeza que vocês terão uma carne suculenta e extremamente saborosa.

Pronta para servir e digna de estar a mesa em um evento tão especial como o Dia dos Pais.

Vou postar para vocês todo o processo no meu Youtube para que sigam em casa, mas é muito fácil fazer e dessa forma vamos fazer no forno pois sei que isso todo mundo tem.

Aqui em casa todo mundo entra na dança, meus filhos sempre estão comigo na cozinha e adoram também inventar.

Como sou um pai muito presente, faço tudo para as crianças pegarem gosto por cozinhar e terem suas próprias receitas.

Já dei algumas dicas aqui de como cozinhar com seus filhos.

Com isso,  a gente arruma entretenimento para toda a família.

Além de,  no final, ter a recompensa de comer aquilo que vocês mesmo fizeram. Cozinhar em família deixa sempre a comida mais saborosa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*