Concordância: porcentagem

Publicado em português

Há um ano Brasília levou um baita susto. O impensável aconteceu. Viaduto do Eixão, a via mais importante da capital do país, desmoronou. Era madrugada. Ninguém morreu. Hoje a queda completa um ano. Depois de 365 dias, só 35% da obra… ops! Está pronta? Estão prontos? Trata-se da concordância de percentagem. Como lidar com ela?

Se o número vem antes do verbo, prefere-se a concordância com o termo que vem depois: Quinze por cento da população absteve-se de votar. Cerca de 1% dos votantes tumultuaram o processo eleitoral. Depois de 365 dias, só 35% da obra está pronta.

É preferência. O verbo pode, também, concordar com o numeral: Quinze por cento da população abstiveram-se de votar. Cerca de 1% dos votantes tumultuou o processo eleitoral. Depois de 365 dias, só 35% da obra estão prontos.

Com o número percentual determinado por artigo, pronome ou adjetivo, não há alternativa. A concordância se fará só com o numeral: Os 10% restantes deixaram para votar nas primeiras horas da tarde. Uns 8% da população economicamente ativa ganham acima de 10 mil dólares. Este 1% de indecisos decidirá o resultado. Bons 30% dos candidatos faltaram à convocação. Os 35% da obra estão prontos.

Com o número percentual depois do verbo, a concordância se faz obrigatoriamente com o numeral: Abstiveram-se de votar 30% da população. Tumultuou o processo 1% dos candidatos inconformados com a flagrante discriminação.

Superdicas

O estilo”, ensinou Montaigne, “tem três virtudes – clareza, clareza, clareza.” Por respeito à lição do mestre, o sinal % aparece em todos os números: A inflação dos últimos quatro anos ficou entre 5% e 4%. Os servidores terão aumento variável: de 4% a 8%.

O mesmo vale para outros signos: No fim de semana rodo de 20km a 40km. Trabalhamos das 8h às 18h. Compre de 3kg a 5kg de carne. Os preços vão de R$ 5 a R$ 1.000.