Prisão de mulheres brasileiras por porte de drogas em Portugal é a que mais cresce

Publicado em Economia

Dados coletados pelos consulados brasileiros em Portugal — Lisboa, Faro e Porto — apontam que a prisão de mulheres brasileiras por porte de drogas em aeroportos é a que mais cresce, acendendo o sinal de alerta tanto de autoridades portuguesas quanto do Brasil.

 

Segundo os levantamentos, essas mulheres têm, na grande maioria, entre 25 e 35 anos, e se submeteram a carregar drogas entre Brasil e Portugal como mulas. A maioria das detidas está em presídios no entorno da capital portuguesa. Os consulados têm acompanhado de perto todos os casos.

 

Agentes do Serviço de Estrangeiros em Fronteiras (SEF) afirmam que, em tese, mulheres são as que menos levantam suspeitas, pois carregam as drogas, especialmente cocaína, na cavidade vaginal, pois os detectores, muitas vezes, não conseguem captar.

 

Justamente por isso, o SEF e a Polícia Judiciária de Portugal, que atuam em conjunto nos aeroportos, estão mirando as passageiras femininas, numa atuação discreta para não causar constrangimentos desnecessários. A primeira abordagem é feita pelo SEF.

 

Quase todos os dias, pelo menos uma pessoa de voos oriundos do Brasil é presa em aeroportos de Portugal. O aumento das detenções foi tamanho nos últimos meses, que os consulados brasileiros tiveram de reforçar o atendimento jurídico para acompanhar os casos.