Coluna no Correio: Pressões da inflação em 2018

Publicado em Economia

Quem aposta em juros abaixo de 7% ao ano em 2018 avalia que a inércia inflacionária e o desemprego contribuirão para que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) se mantenha abaixo do teto da meta, de 4,5%. Entretanto, o Banco Central (BC) está preocupado com três fatores. O primeiro deles está relacionado à retomada cíclica da atividade econômica. O baixo nível de estoques tem levado diversos setores industriais a reforçar a produção e, em alguns casos, a recontratar mão de obra.

 

Somente em agosto, a fabricação de veículos cresceu 45,1% em relação ao mesmo mês de 2016. No ano, a alta na produção chega a 25,5%. Pelo menos 1,1 mil trabalhadores foram contratados e a expectativa é de geração de postos de trabalho à medida que a ociosidade das fábricas diminua. Mesmo com a elevação da informalidade, com vagas de baixa qualidade, a tendência é de que a situação melhore para as famílias. A percepção de bem-estar em relação ao futuro pode aumentar a demanda.

 

Além disso, os efeitos defasados da política monetária devem se materializar ao longo do próximo ano. Em diversas oportunidades, a equipe de Ilan Goldfajn deixou claro que a política monetária chegou a um nível expansionista e esse processo deve implicar diminuição dos juros oferecidos aos investidores. Com a queda no custo de captação dos bancos, a tendência é de redução dos spreads, o que implicará taxas mais atrativas na ponta final para consumidores e empresas.

 

Com isso, a oferta de crédito tende a melhorar, já que o pior ficou para trás com a limpeza, nos balanços, das provisões contra perdas, que cresceram significativamente nos últimos anos. Na prática, esses três fatores devem exercer  pressão no custo de vida ao longo de 2018. A inércia inflacionária, com o IPCA em baixa, favorece os brasileiros. Mas riscos podem se materializar no próximo ano e afetar as expectativas.

 

O principal está relacionado às incertezas quanto ao avanço das reformas fiscais, sobretudo a da Previdência. O BC deixou claro que, se as expectativas de avanço da proposta no Legislativo piorarem, há possibilidade de elevação dos prêmios de risco, que também poderiam exercer pressão sobre a inflação.

 

Expectativas

 

As notícias positivas com o desempenho da atividade econômica continuam a surpreender o mercado, avalia o diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, Fernando Honorato Barbosa. Além do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que cresceu 0,2% entre abril e junho, um conjunto mais amplo de indicadores referentes ao início do terceiro trimestre confirmam que a retomada tem persistido, apesar do esgotamento do efeito dos saques das contas inativas do FGTS sobre a economia.“Em vista disso, atualizamos o cenário de crescimento deste ano, de 0% para alta de 0,7%. Para 2018, elevamos o cenário de crescimento de 2% para 2,5%”, destaca.

 

Mesmo com os sinais de retomada do consumo, explica Barbosa, as surpresas baixistas com a inflação persistem, o que o levou a revisar a projeção do IPCA deste ano para alta de 3%, ante projeção anterior de 3,4%. “Para o próximo ano, revisamos a projeção para 3,9%. Os desdobramentos positivos da safra agrícola deste ano têm se confirmado em um choque de oferta favorável e implicado em preços de alimentação ao domicílio persistentemente abaixo do esperado, mas a inflação baixa tem se disseminado em todos os componentes”, detalha.

 

Diante do quadro de baixa inflação, crescimento moderado da economia e a comunicação do BC, Barbosa revisou a estimativa da Selic para dezembro de 7,5% para 7% ao ano. Ele ressalta que, apesar de os sinais de recuperação da atividade e os juros reais se encontrarem abaixo da taxa neutra, os limitados riscos para a inflação de 2018 poderiam fazer o BC seguir cortando um pouco mais a Selic. “Mas a defasagem de política monetária começa a fazer efeito, e a composição do crescimento, com baixo investimento e consumo forte, poderá elevar a inflação dentro de alguns trimestres, ainda que este pareça ser um tema mais para 2019”, explica.

 

Brasília, 06h48min