FuxToffoli Foto: Nelson Jr./SCO/STF

A pergunta que inquieta Brasília: quem infestou o STF com o novo coronavírus?

Publicado em Economia

A Esplanada dos Ministérios está se perguntando: quem infestou o Supremo Tribunal Federal (STF) com o novo coronavírus? Desde a posse de Luiz Fux na presidência da mais alta Corte do país, pelo menos cinco pessoas, incluindo o próprio ministro, foram diagnosticadas com covid-19.

 

Fux foi o primeiro a testar positivo. Depois, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luís Felipe Salomão e Antonio Saldanha, informaram que contraíram a doença. Agora, a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi, informou que está contaminada. A lista é engrossada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

 

Peduzzi passou mal na noite de terça-feira (15/09), com sintomas muito semelhantes aos provocados pelo novo coronavírus. Ela informou que vinha seguindo todos os protocolos e trabalhando de casa, de onde só saiu para a posse de Fux.

 

Segundo Fux, ele pode ter sido contaminado em um almoço de família num fim de semana anterior à posse, que ocorreu em 10 de setembro. Mas não tem certeza. Ele teve a preocupação de fazer uma cerimônia restrita, com menos de 50 convidados. Mas, mesmo assim, o vírus disseminou-se pelo STF.

 

No Supremo, a maioria dos ministros tem mais de 60 anos, ou seja, eles estão no grupo de risco para a doença. A idade média dos convidados para a posse de Fux também era elevada. Por isso, a preocupação dos especialistas.

 

Vale recordar que a viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos deixou mais de 20 infectados pelo novo coronavírus. Naquela ocasião, o presidente disse que testou negativo. Mas, tempos depois, foi diagnosticado com covid-19.

 

Brasília, 11h01min, atualizada às 14h25