MINISTRO DE RELAÇÕES EXTERIORES NEGA PEDIDO DE AUDIÊNCIA DO SINDITAMARATY

Publicado em Sem categoria

Em ofício enviado na sexta-feira (07), ao Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério de Relações Exteriores (Sinditamaraty), o ministro de Relações Exteriores, Mauro Viera, negou o pedido de audiência do Sindicato para tratar das negociações acerca do reajuste salarial e reenquadramento dos subsídios das carreiras do serviço exterior.  Segundo o Sinditamaraty, Vieira alegou que o tema é conduzido pelo Departamento de Administração do MRE.

Sandra Nepomuceno, presidente do Sinditamaraty afirmou que a entidade enviará novo ofício pedindo ao ministro que reconsidere a decisão.  “As negociações estão travadas. Precisamos do apoio do ministro para avançar nas tratativas com o governo federal e  solucionar o impasse”, disse.

As negociações da pauta de 2015 se iniciaram em março de 2015. Os servidores do Itamaraty afirmam que sem resposta ao reenquadramento remuneratório com a correção do subsídio das carreiras de assistente de chancelaria, diplomata e oficial de chancelaria, não há acordo.  A categoria  também pede  a regulamentação dos plantões consular, diplomático e de comunicações, incluindo o regime de sobreaviso; a realização de concursos para provimento das vagas de assistente e oficial de chancelaria; a revisão do fluxo das carreiras de oficial de chancelaria e diplomata; o reajuste do auxílio- familiar no exterior; a implementação da Lei nº 12.601/2012 e o atendimento às demandas específicas dos servidores do PCC/PGPE

A presidente do Sinditamaraty defende que é preciso corrigir a disparidade salarial das carreiras do serviço exterior, que possuem regime jurídico próprio, com  as  demais carreiras federais  do ciclo de gestão e típicas de Estado. “Concordamos com o reajuste salarial oferecido pelo governo de 21,3%, desde que o índice seja aplicado após processada a reestruturação dos subsídios. Contudo, é hora de termos  um gesto do ministro das Relações Exteriores na ratificação perante o governo do apoio formalizado ao pleito do Sindicato em 20 de maio último, por meio do Aviso Interministerial nº 5”, concluiu.

Brasília, 23h04