Especialista em educação explica processo de aprendizagem da escrita e como pais podem perceber se há dificuldades no percurso
Michelle Gössling Cardoso
O processo de alfabetização é o período em que as crianças aprendem a ler e escrever. Ele se inicia na educação infantil, e tem continuidade nos primeiros anos do ensino fundamental. Esta é uma fase de extrema importância para o desenvolvimento da aprendizagem. Tão relevante que ganhou seu próprio dia. Hoje, 14 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Alfabetização.
O primeiro passo no processo de alfabetização é familiarizar as crianças com o sistema de escrita, apresentando as letras do alfabeto e seus sons correspondentes. Isso é feito por meio de atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras com rimas, músicas, escrita espontânea e histórias. O despertar do interesse das crianças pela linguagem escrita deve ser de maneira leve, prazerosa e com muito acolhimento.
À medida que as crianças vão reconhecendo as letras e seus sons, elas começam a aprender a combinar esses sons para formar palavras. Isso envolve a compreensão dos princípios fonéticos, ou seja, a relação entre os sons da fala e as letras escritas.
A importância da prática adequada
As crianças devem ser expostas a textos simples, relacionados aos projetos trabalhados em sala, sempre com temáticas que sejam do interesse e realidade delas para que a aprendizagem seja significativa. Aos poucos, elas desenvolvem a habilidade de decodificar as palavras, associando os sons às letras e lendo de forma fluente.
A compreensão do texto também é fundamental na alfabetização. O envolvimento das crianças em discussões e atividades de interação, incentivam a compreensão do significado das palavras e das frases e a interpretação do texto de forma geral.
Ao mesmo tempo em que estão aprendendo a ler, também são estimuladas a desenvolver habilidades de escrita. Começam escrevendo letras isoladas, depois palavras simples , até chegarem em frases e textos.
É muito importante ressaltar ainda que o processo de alfabetização é gradual e individual, cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizagem e isso deve ser respeitado. Os professores desempenham um papel fundamental nesse processo, oferecendo atividades adequadas ao nível de desenvolvimento de cada aluno e fornecendo apoio e orientação individualizada. Por isso, as atividades e estratégias de ensino devem ser adaptadas de acordo com as necessidades específicas de cada um.
Como perceber se há dificuldade na aprendizagem?
Com um acompanhamento cuidadoso e individualizado, é possível identificar se comportamentos desafiadores e instabilidade socioemocional da criança são sinais de dificuldades de aprendizagem ou até mesmo o contrário, se essas dificuldades apresentadas e instabilidade não são fatores que impactam e trazem mais desafios para o processo.
Os professores e a equipe multidisciplinar das instituições devem estar atentos a esses comportamentos oferecendo o suporte adequado às crianças que estão passando por desafios. Trabalhar as necessidades socioemocionais, criando um ambiente seguro, acolhedor e em parceria com as famílias, maximiza o potencial de cada um e promove a aprendizagem, motivação, envolvimento e concentração das crianças de forma mais eficaz com um trabalho de formação integral. É preciso então que todos estejam empenhados em ajudar essas crianças a se alfabetizarem com qualidade.
Sobre a autora
Michelle Gössling Cardoso cursou Pedagogia na Universidade de Brasília e tem especialização em novas metodologias, tendências e foco no aluno na moderna educação, o fazer pedagógico bilíngue na educação infantil e em gestão escolar. Atua como coordenadora pedagógica do 1° ano no Colégio Everest Brasília.