CVM SindCVM/Divulgação

SindCVM realiza ato exigindo novo concurso público

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Empresa pública, Rio de Janeiro, servidores públicos

Yasmin Rajab – Após 10 anos sem novos concursos, o Sindicato da Comissão de Valores Mobiliários (SindCVM) fez um ato em frente ao órgão exigindo a realização imediata de um novo certame. Durante a manifestação, uma faixa escrito “Concurso Público Já” foi estendida na porta da autarquia, e foram distribuídos adesivos aos servidores com o tema da campanha.

Segundo informações do portal institucional do SindCVM, a falta de funcionários sobrecarrega os servidores e coloca em risco o esforço para que as metas de planejamento estratégico sejam atingidas.

Hertz Leal, diretor jurídico da autarquia, explicou ao Papo de Concurseiro que o aumento do número de investimentos mobiliários necessita de mais servidores qualificados para exercer a função. Atualmente, o órgão tem 30% das vagas sem ocupação.

O presidente do sindicato, Oswaldo Molarino, pediu ajuda e apoio na campanha. “Participe conosco dessa campanha. Precisamos de cada um de vocês”, disse. Durante reunião realizada neste ano com o atual presidente da Comissão, João Pedro Nascimento, foi discutido sobre a necessidade urgente da realização do concurso.

Durante o momento, o sindicato reforçou a prioridade e relevância da demanda, que, se não for atendida, irá comprometer a qualidade do serviço prestado. Hertz explica que a exigência de profissionais qualificados é devido as atribuições da carreira, que só devem ser realizadas por servidores concursados e efetivos.

Leal informa que para compor o quadro de funcionários, funcionários públicos de outros órgãos estão sendo realocados para trabalhar provisoriamente. “Já vieram servidores do BNDES, BBTS, Casa da Moeda e agora Infraero”, explica.

O diretor ressalta que a situação está “chegando a um patamar inadmissível”, e informa que a autarquia precisa de “servidores efetivos com compromisso”.

Leia mais: Secretaria de Educação do Recife define banca de novo edital para mil vagas

CNMP aprova abertura de novo concurso para técnicos e analistas

Concurso do Senado: aprovado em 1º lugar no certame de 2012 conta detalhes da rotina de estudo