Educação Unsplash/Reprodução

Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul prevê lançamento de edital para novembro deste ano

Publicado em autorização, Concursos, Concursos Públicos, educação, processo seletivo

O novo certame será destinado ao preenchimento de vagas para professores de educação básica, profissional e indígena

Yasmin Rajab –  A Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC RS) anunciou, em matéria de jornal local, que planeja publicar o novo edital de concurso público em novembro deste ano. A informação foi confirmada pelo Papo de Concurseiro.

O certame irá ofertar cerca de 1.500 oportunidades para professores de educação básica, educação profissional e educação indígena para lotação nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

A contratação de novos docentes havia sido autorizada pelo então governador, Eduardo Leite (PSDB), em janeiro de 2021. Na época, a previsão era preencher 3.429 vagas no serviço público do Rio Grande do Sul.

A Seduc informou que o edital tinha a previsão de lançamento para junho deste ano, mas o prazo foi adiado devido a trâmites internos. A nova seleção será organizada pelo Instituto AOPC, que ficará responsável por dar provimento aos próximos passos da realização do certame.

Representantes do CPERS afirmam que vagas são insuficientes

Em agosto deste ano Edson Garcia, representante do CPERS Sindicato, criticou o número de vagas que serão ofertadas no novo concurso público da SEDUC RS. Segundo Edson, a quantidade é insuficiente e representa somente 6,25% do que é necessitado.

“Tudo isso reflete esse momento de desvalorização das nossas carreiras, de desrespeito a todos e todas que trabalham com educação”, afirma Garcia. A manifestação ocorreu durante audiência pública, organizada pela Comissão Especial para Monitorar o Plano Estadual de Educação, presidida pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT).

Na reunião, a Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul informou que “encaminhou à comissão um estudo realizado pela entidade em relação às metas e as propostas relativas à valorização dos profissionais”, informou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Entre as preposições apresentadas, está a de que os contratos temporários sejam superados pela retomada dos concursos públicos. Com a publicação do extrato de contrato entre o órgão e a banca examinadora, a espera é que o edital seja lançado em breve.

Leia mais: Interessados no concurso do INSS voltam a relatar instabilidade para acessar o site do Cebraspe

Concurso Defensoria Pública de SP será organizado pela Vunesp

Concurso PGE-SC: especialistas comentam novo edital