edca3f7f7947b0b49b00c47da4d912f0 Foto: Agência Brasília brigadista ibram df

Secretaria de Economia do DF autoriza seleção para 150 brigadistas

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Distrito Federal, temporário

Karolini Bandeira*- O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram) foi autorizado, pela Secretaria de Economia do DF, a realizar um novo processo seletivo para contratação imediata de 150 brigadistas temporários. O provimento foi divulgado no Diário Oficial desta terça-feira (9/6).

Do quantitativo autorizado, 120 vagas serão para contratação de brigadistas florestais combatentes, 24 chefes de brigada e seis para supervisores de brigada. Além das 150 vagas imediatas, a publicação confirma formação de cadastro de reserva de 75 vagas, totalizando 225 oportunidades.

Para ser brigadista florestal no DF, é necessário ser alfabetizado e ter curso completo de Brigada de Combate a Incêndios Florestal. Para as funções de chefe de brigada e supervisor de brigada, basta possuir ensino médio completo. Os ganhos mensais variam de R$2.090 a R$3.444, além do seguro acidente.

Os brigadistas serão contratados por seis meses e atuarão em 72 unidades de conservação espalhadas na capital.

A contratação desses profissionais, por meio do Plano de Prevenção de Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif) da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), é uma das ações do governo para evitar e combater incêndios nas unidades de conservação espalhadas pelo DF, entre elas os parques ecológicos. Em parceria com o Corpo de Bombeiros, os brigadistas também vão atuar na prevenção e combate a incêndios em outras áreas.

Na última seleção para temporários, realizada em 2020, o Ibram cobrou apenas avaliação curricular e documental.

 

 

 

 

 

*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer