Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Saiba qual é a pontuação mínima para ser aprovado no concurso do INSS

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, INSS, Sem categoria

De acordo com os representantes do governo, presentes em coletiva de imprensa realizada em setembro, são esperadas 1,5 milhão de inscritos na disputa por mil vagas regionalizadas

As provas objetiva do certame do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão previstas para 27 de novembro. Ao todo, o certame oferta mil vagas regionalizadas, sendo a região sudeste a com mais vagas destinadas, 45% das oportunidades. É válido lembrar que, o concurso visa o provimento de vagas no cargo de técnico do seguro social e prazo para se inscrever já está aberto. E para ser aprovado nesta etapa o candidato deverá obter nota superior ou igual a:

  • 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos;
  • 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
  • 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

De acordo com os representantes do governo, que estavam na coletiva de imprensa realizada em setembro, são esperadas 1,5 milhão de inscritos. Também foi assegurado o chamamento do cadastro de reserva.

Das etapas

A seleção compreenderá duas etapas, de responsabilidade do Cebraspe, sendo elas: provas objetivas e curso de formação. Ambas de caráter eliminatório e classificatório. A previsão da aplicação das provas objetivas é no dia 27 de novembro nas cidades das 97 gerências regionais.

A prova objetiva será composta por 120 questões em modelo de certo ou errado. Com a autorização de reduzir o prazo entre o lançamento do edital e a prova objetiva, os candidatos terão dois meses para se prepararem após a publicação do do conteúdo programático. Segundo ao que foi respondido na coletiva, não haverá alteração em relação a aplicação do exame.

O curso de formação será realizado em nove capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O curso terá carga carga horária de até 180 horas presenciais. Questionados em relação a quanto dias durará esta etapa, segundo o ministro, será entre 30 e 45 dias e não há possibilidade de ser ministrado de forma remota. O candidato matriculado receberá uma remuneração relativa à metade do salário do cargo.

Dicas para se preparar

Para uma boa preparação, professores do Gran Cursos Online aconselham os candidatos a se atentarem a mudanças que ocorreram na legislação de 2019 para cá. Eles também orientam para os candidatos a se atentarem a Jurisprudência, pois não está inserida o anexo que prevê as disciplinas. “Mas no item 1333.1 consta que as “jurisprudências do Tribunal Superior poderão ser consideradas”, por isso, o aluno deve se preparar nesse sentido”, salientam os professores.

“Aconteceram mudanças quantitativas e qualitativas no edital. Quantitativa em relação aos conteúdos que foram adicionados à parte de Seguridade Social, e qualitativa quando falamos sobre a reforma previdenciária”, explicam os docentes.

Veja outras dicas dos especialistas:

  • Dedicar-se à prática de escrita, se preparando para prova discursiva na seleção final do curso de formação;
  • É importante estudar especialmente pelo regulamento da Previdência Social, decreto 3048, que já está atualizado pela reforma da Previdência;
  • Focar em projetos de reta final, ou seja, conteúdos resumidos, e apostas de conteúdos mais cobrados;
  • Resolver questões da banca organizadora diariamente. “Se o aluno conseguir resolver na faixa de 50 a 100 questões por dia, vai ajudar bastante.”

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori