Freepik/Reprodução

Com a banca definida, saiba como se preparar para o concurso do INSS

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, estudos, INSS, Sem categoria

Segundo o especialista do Gran Cursos , deve-se inicialmente analisar os editais anteriores para ter um direcionamento e ressalta a possibilidade de ter redação nesta seleção

O concurso do Instituto Nacional do Seguro Social já está com banca organizadora definida, o Cebraspe. A definição tour-se publica na última sexta-feira (2/8). O certame ofertará 1.000 vagas para o cargo de Técnico de Seguro Social, cargo de nível médio, com remuneração que varia de R$ 5.447,79 a R$ 9.099,25 no topo da carreira. Diante a previsão de provas para acontecer ainda em 2022,  especialista do Gran Cursos Online, Fernando Mesquita, deu dicas para ajudar na preparação pré-edital.

Segundo o professor, deve-se inicialmente analisar os editais anteriores para ter um direcionamento e ressalta a possibilidade de ter redação nesta seleção. “Se por acaso for cobrado, o candidato já estará pronto, mas, se não for cobrado, o treino de discursiva torna o candidato mais competente, isso porque ele precisa ler sobre os assuntos e trabalhar mais profundamente, e isso pode ajudar muito na preparação de um modo geral”.

Mesquita ainda listou as quatro primeiras etapas dessa preparação pré-edital. São elas:

1. Finalizar o conteúdo: O que quer dizer que o candidato deve passar, pelo menos de forma superficial, por todos os pontos do conteúdo, incluindo questões e treino de prova. Uma vez que o aluno passe por todos os pontos do conteúdo, ele começa a entender as próprias dificuldades, os pontos mais cobrados e mais importantes.

2. Criar um material de revisão e revisar: Esse é um dos pontos mais importantes da jornada. Esse é um dos mecanismos para que o aluno consiga se lembrar do conteúdo. É muito difícil conseguir lembrar do que foi estudado há 3, 4 meses. Por isso a revisão é uma etapa muito importante e que poucos candidatos dão a devida atenção.

3. Manter de 3 a 6 horas de estudo por dia: Para os iniciantes, o ideal é começar com 1 hora por dia, e conforme for avançando, vai ampliando esse tempo. Sempre que acabar de estudar uma disciplina, faça uma pausa de 10 a 15 minutos, isso é inegociável e vai ajudar muito na atenção e retenção do conteúdo.

4. Resolva questões de acordo com o seu momento: Conforme o candidato evolui, muda também a forma de resolver questões. Existe uma mecânica de resolução de questões que permite que o candidato otimize o tempo e melhore a performance: quando o candidato é iniciante, o ideal é que ele resolva uma maior quantidade de questões por dia, pois é dessa forma que ele vai identificar suas maiores dificuldades. Conforme ele for avançando no conteúdo, a taxa de acertos tende a aumentar e a quantidade de questões pode ir diminuindo até que o candidato comece a focar apenas nas suas dificuldades e erros.

*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes.