Superintendência da Receita Federal, em Brasília. Superintendência da Receita Federal, em Brasília/Foto: Agência Brasil

Receita Federal confirma que já iniciou o processo de definição da banca para o concurso

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Sem categoria

Receita Federal confirma que o processo de definição da banca já foi iniciado. A autarquia tem autorização de ofertar quase 700 vagas

Assessoria da Receita Federal confirmou ao Papo de Concurseiro que o processo de definição da banca já foi iniciado. Não foi informado se o órgão já recebeu propostas por empresas especializadas em organizar certames. “O processo de seleção e contratação de banca examinadora está em curso, e mais informações sobre o certame serão apresentadas quando da publicação do Edital”.

O  aval foi publicado no dia 13 de junho. O novo certame irá ofertar 699 vagas, sendo 230 para Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e 469 Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil. Em ambas as funções são ofertadas remuneração no valor de R$21.487,09 e R$12.142,39, respectivamente.

Nas redes sociais, o subsecretário de gestão corporativa, Juliano Neves, falou sobre as provas, previsão de nomeação e mais detalhes sobre o concurso autorizado, “teremos que garantir que as provas não caiam no período eleitoral, onde as escolas estarão reservadas para as eleições. Então, estamos atuando para realizá-lo o mais rápido possível, mas temos que ter o conhecimento que os novos colegas serão efetivamente nomeados no meio do ano que vem”.

A expectativa deste concurso é de ser bastante concorrido. “Dezenas de milhares de candidatos inscritos, mas na disputa por uma vaga mesmo somente o quíntuplo do número de vagas, no máximo”, afirma Alexandre Meirelles, professor e coordenador da área fiscal do Gran Cursos Online.

Leia mais: Receita Federal: projeto define direitos e deveres de auditores fiscais

INSS é autorizado a realizar concurso público com 1.000 vagas

Último concurso

A Receita Federal não realiza uma nova seleção desde 2014. À época foram ofertadas 278 vagas para o cargo de auditor-fiscal. A Escola de Administração Fazendária – ESAF foi a banca organizadora.

A seleção foi composta pro provas objetivas e discursivas, além de sindicância de vida pregressa. A prova objetiva contou com 140 questões, sendo 70 de Conhecimentos Gerais e 70 de Conhecimentos Específicos.

Em 2012 o órgão ofertou vagas para analista. A prova objetiva foi composta por 135 questões, sendo 75 de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos .

Os candidatos também passaram por avaliação dissertativa e a uma etapa de sindicância de vida pregressa.

*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes