susepe Assembleia Legislativa do RS/Divulgação

Projeto que institui Polícia Penal no RS é pauta da reunião na Assembleia Legislativa do Estado

Publicado em Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul discutiu, em reunião da presidência na última quarta-feira (9/6), sobre a proposta de emenda à Constituição  (PEC) 291/2021  que trata sobre compor  a força de segurança local com servidores chamados em concurso público e com a incorporação de agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O encontro foi solicitado pelo vereador de Torres Igor Beretta (MDB), que acompanhou a agenda.
Na ocasião, o presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza (MDB), recebeu em seu gabinete o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (Amapergs), Saulo Felipe Basso dos Santos, e outros membros da entidade para debaterem o tema.
O Governo do Estado protocolou a proposta na Casa na última segunda-feira (7). Pelo texto da PEC, a Polícia Penal do Rio Grande do Sul será formada por funcionários que desempenham funções de vigilância, custódia e segurança de presos e instituições penais.

Os servidores que desempenham atividades administrativas serão classificados como pessoal de apoio e de assistência à execução penal. “Uma proposta que busca valorizar os servidores da área e aperfeiçoar o sistema prisional gaúcho é importante e deve ser apreciada pelos parlamentares”, destacou o presidente Gabriel.

Com informações da Assembleia Legislativa do RS.