045a91daf93ed62eef3bb6ac3a21018a_XL PCDF/Divulgação sede da polícia civil do distrito federal

Projeto de lei propõe a convocação de candidatos excedentes em concursos da PCDF

Publicado em Câmara Legislativa, Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, Distrito Federal, PCDF, Sem categoria

Tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o Projeto de Lei nº2923/2022 que visa a não eliminação e consequentemente a convocação de candidatos excedentes para o Curso de Formação Profissional (CFP) a ser realizado em carreiras da Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) e dá outras providências. Segundo a CLDF, a preposição está em fase de apresentação, que é quando o projeto já foi encaminhado para as Comissões para análise.

“Os candidatos excedentes amparados pelo art. 1º não terão assegurado o direito subjetivo de nomeação, mas apenas a expectativa desse direito segundo rigorosa ordem classificatória, ficando ela condicionada à oportunidade e à conveniência da Administração Pública”, assegura o  Art. 2º da preposição.

Após a aprovação pela Câmara Legislativa o PL segue para a sanção ou veto do governador do Distrito Federal. Caso o PL seja aprovado, a Lei será aplicada em concursos em andamento e aos certames que se encontram dentro do prazo de validade ou de sua prorrogação.

Leia também: Concurso PCGO: Delegado-geral informa que o edital será divulgado em breve

Secretaria de Educação do DF abre processo de remanejamento dos servidores

Concurso Seduc-GO: Veja dicas para ser selecionado em uma das 5 mil vagas

Concursos em andamento

A PCDF publicou dois editais em 2020. Um ofertando 1.800 vagas, sendo 600 de preenchimento imediato e as 1.200 restantes para cadastro reserva . Já o segundo oferta 300 vagas, sendo 225 de ampla concorrência, 60 para negros e 15 para pessoas com deficiência. Em ambas as  seleções o salário inicial ofertado é de R$ 8.698,78, para 40 horas semanais de trabalho.

Recentemente, a PCDF divulgou o resultado da etapa de Teste Físico do concurso para agente. A prova de capacidade física foi aplicada em julho deste ano. Cada teste físico valeu de zero a 100 pontos cuja a pontuação mínima exigida foi de 50%  da pontuação.

Já em relação ao concurso para escrivães,  a última atualização foi referente ao prazo de envio de documentação, que foi reaberto. A informação ocorreu devido a inconsistência no sistema eletrônico. A seleção registrou um total de 52.636 inscrições, uma concorrência de mais de 175 candidatos por vaga.

Leia mais: CDF cobra detalhes sobre o próximo concurso do Zoológico de Brasília

Concurso Receita Federal: especialista indica tudo que você precisa saber para se preparar

Concurso Polícia Penal do DF: banca mantém resultado que eliminou candidatos

“Projeto que muda norma geral para concursos públicos retorna ao Senado” está bloqueado

Projeto que muda norma geral para concursos públicos retorna ao Senado

*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes.