52592f8a-4ce8-4734-a4e8-550379ceb77f Foto: Divulgação/Governo federal Candidatos fazendo prova enade

Mais de 100 mil candidatos não fizeram as provas da PF, confirma Cebraspe

Publicado em Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, Coronavírus, Polícia Federal

Karolini Bandeira*- De acordo com o Cebraspe, 32,82% do número total de inscritos no concurso público da Polícia Federal (PRF) não compareceram à etapa presencial de provas objetivas do certame, aplicada em todos os estados e no Distrito Federal neste domingo (23/05). A abstenção foi 9,17% maior do que a porcentagem registrada no concurso da corporação de 2018, de 23,65%.

A porcentagem representa 105.554 inscritos. Como o concurso registrou 321.615 inscrições, as 1.500 estão sendo disputadas, agora, por 216.061 pessoas.

Candidatos relatam experiência durante aplicação de provas

Apesar das exigências da banca e das regras sanitárias para impedir o contágio por covid-19, alguns inscritos expuseram, nas redes, aglomeração nos locais de prova e descumprimento de medidas de biossegurança contidas no edital de abertura.

“Quando eu entrei na sala já havia três pessoas, nenhuma delas estava usando máscara” escreveu uma candidata.

“Em SP deu desespero. Pelo menos no local que eu fiz, tinha 30 pessoas numa sala e ainda fecharam a janela de frio (e faltaram nove)” expôs uma inscrita no Twitter.

“Infelizmente onde fiz, no DF, teve muita aglomeração na entrada e saída”, comentou outro concurseiro.

Mas, muitos candidatos também relataram organização e clima tranquilo na realização dos exames. “Aplicação em João Pessoa/PB foi tranquila, sem aglomeração pra entrar, cadeiras espaçadas, achei tranquilo”, disse um candidato.

Em Brasília, outro concorrente ao certame informou tranquilidade. “Eu fiz as provas na UnB, por lá estava tudo organizado e até vazio. Acho que distribuíram bem os locais de prova”, afirmou.

“Muito tranquilo. O concurso mais organizado que já participei. Faltaram apenas 4 pessoas na minha sala”, disse outro candidato nas redes sociais.

Em Rondônia houve atraso de até 1h45 na aplicação dos exames. Mas, o Cebraspe informou que isso ocorreu em razão da malha aérea reduzida e de problemas operacionais que atrasaram o voo que transportava os malotes de provas, uma vez que a aeronave precisou arremeter duas vezes em razão de muita fumaça no espaço aéreo da região.

A banca informou também que os candidatos estavam em ambiente seguro de provas e foram acompanhados a todo momento pela coordenação de aplicação em suas necessidades. “O Cebraspe compensou o tempo de atraso ao término das provas, não havendo, assim, nenhum prejuízo aos candidatos, tampouco à lisura do certame nas duas cidades”, disse.

O concurso

O concurso oferece 1.500 vagas para escrivão, agente, delegado e papiloscopista. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é a banca organizadora. Os salários variam de R$ 12.522,50 a R$ 23.692,74 e podem ser concorridos por candidatos com nível superior em qualquer área de formação (exceto o posto de delegado que exige graduação em direito, especificamente). Veja tudo sobre o concurso aqui!

 

 

 

 

 

*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer