1_lula_coloca_a_mao_no_rosto_1_68465-26294191

Lula volta a garantir novo concurso público para o Ibama

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Governo federal, Ibama, INSS, Sem categoria

O edital do último concurso do Ibama foi publicado no fim de 2021. Na época, o concurso ofertou 568 vagas imediatas a todos os estados brasileiros e o Distrito Federal

Raphaela Peixoto* – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT),  voltou a anunciar, nesta terça- feira (11/7), a realização de um novo concurso público para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O anúncio foi feito nas redes sociais de Lula. Na publicação ele escreveu:  “Vamos abrir mais vagas no Ibama, porque a atuação na área cresceu. Estamos trabalhando muito. O maior patrimônio que o Brasil tem é nossa floresta de pé. Não podemos achar que desmatando o meio ambiente a gente vai ganhar”.

Vale lembrar também que, no último domingo (11/7), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, garantiu a publicação de um novo certame para o Ibama em breve. De acordo com a ministra, o presidente Lula, na ligação que fez a ela durante a coletiva em que anunciou a abertura de 4.436 vagas para concursos, reclamou que o Ibama não tinha sido incluído no primeiro pacote de concursos federais autorizados em 2023.

O edital do último concurso do Ibama foi publicado no fim de 2021. Na época, foram abertas 568 vagas imediatas, sendo 432 para o cargo de técnico ambiental, 96 para analista ambiental e 40 para analista administrativo. As oportunidades foram distribuídas por todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

Lula também falou sobre o INSS

Em outro tuíte, Lula também comentou sobre a questão da filas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O presidente falou que vai procurar saber qual o problema para solucionar a longa espera por atendimento. Um dos motivos, citados pelo chefe do Executivo, poderia ser a falta de servidores. Em junho, o INSS anunciou a contratação de mil técnicos aprovados no último concurso.

 

*Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco