pm-pe PM PE/Divulgação

Lei que altera idade exigida nos concursos da PMPE e do CBMPE é sancionada

Publicado em Carreira policial, CBM, Concursos, Concursos Públicos, Sem categoria

A Lei Complementar 498/22 amplia a idade e exigida nos concursos da PM-PE e do CBM-PE para 30 anos e  para o cargo de Oficial Médico foi para 35 anos

A Lei Complementar 498/22 foi sancionada modificando a idade exigida nos concursos da Polícia Militar de Pernambuco  e do Corpo de Bombeiros Pernambuco. A nova idade para ingresso é de 30 anos, exceto para o cargo de Oficial Médico que passa a ser 35 anos. A informação foi confirmada pela deputada estadual Delegada Gleide Angelo nas suas redes sociais na última segunda-feira (4/6).

Novos editais para as quatro forças de segurança do estado estão previstos para o segundo semestre de 2022. A informação é do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, no inicio de junho durante a cerimônia de formatura do Curso de Formação de Oficiais. Segundo a deputada este certame não contará com a referida ampliação. “Não… há mais tempo hábil para modificações”, diz a parlamentar.

Leia também: PMDF inicia escolha de banca e divulga detalhes do próximo concurso

Mais de 20 editais! Confira o panorama de concursos públicos para o mês de julho

Concurso INSS: banca organizadora pode ser divulgada em 15 dias

Aprovados no concurso da PCDF apontam inconsistências nos editais e demora das nomeações

Último concurso

A PM e o Corpo de Bombeiros do estado pernambucano publicaram um edital conjunto em 2018. Na época, a oferta foi de 580 vagas. Desse quyantitativo, 500 foram destinadfas ao cargo de soldados da Polícia Militar, que exige o nível médio. As outras 80 oportunidades foram para oficiais, sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros.

Para se tornar um oficial da PM PE em 2018 foi necessário ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área.

Além da escolaridade, foi exigido idade mínima de 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos; ser habilitado para a condução de veículos automotores na categoria “B”; ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Os candidatos foram avaliados mediantes provas objetivas. Os exames para soldados da PM PE cobraram 60 questões, distribuídas pelas disciplinas de: Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Para oficial da PM PE, a prova foi composta por 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação.

Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi diferente, sendo: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa.

Além disso, os candidatos ainda foram submetidos a exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.

*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes