CBPFOT180220200890 Foto: Ed Alves/CB/D.A Press Palácio Itamaraty

Itamaraty pretende lançar concurso em 2023

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Governo federal, Sem categoria

Também foi publicada a autorização da realização do concurso de admissão à carreira de diplomata (CACD) de 2023. O certame ofertará 30 vagas

secretária-geral do Ministério de Relações Exteriores (MRE), Maria Laura da Rocha, anunciou a intenção de realizar um concurso público para admissão as carreiras de assistente e oficial de chancelaria. A informação foi anunciada em reunião com o Sinditamaraty no início de março.

A seleção aguarda a autorização formal por parte do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Cabe salientar que foi publicada a autorização da realização do concurso de admissão à carreira de diplomata (CACD) de 2023. O certame ofertará 30 vagas para ingresso no cargo na classe de terceiro-secretário e exige nível superior de escolaridade. Confira aqui a Portaria Nº 440, publicada em 6 de março no Diário Oficial da União.

Último concurso

Em 2018, foi realizado o último concurso para as carreiras de assistente e oficial de chancelaria. Foram ofertadas 26 vagas na classe inicial de terceiro secretário, sendo reservadas cinco vagas a candidatos negros e duas para candidatos com deficiência. A remuneração inicial é de R$ 18.059,83. O certame foi organizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Ao todo, 5.594 candidatos estavam inscritos no concurso concorrendo a 26 vagas, uma média de 204 candidatos por vaga.
A seleção foi realizada em três fases. A primeira foi uma prova objetiva composta por 73 questões com disciplinas de conhecimentos de língua portuguesa (10), língua inglesa (9), história do Brasil (11), história mundial (11), política internacional (12), geografia (6), noções de economia (8), e noções de direito e direito internacional público (6).
A segunda etapa consistiu em prova escrita de língua portuguesa e inglesa. Já a terceira houve prova com conteúdos de história do Brasil e geografia, política internacional e noções de economia e noções de direito e direito internacional público, língua espanhola e língua francesa.
* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca