Divulgação PCDF

Estatística para PCDF: veja como estudar o conteúdo e alavancar a preparação na reta final

Publicado em Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, Polícia civil

Provas objetivas e discursivas serão aplicadas em 21 e 22 de agosto

Desde o lançamento do edital, a disciplina de Estatística causou surpresa e muitas dúvidas entre os candidatos que buscam a tão sonhada vaga no concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Para saber mais sobre o conteúdo, o Papo de Concurseiro conversou com Walter Sousa, especialista e professor do IMP Concursos,, que indica que uma boa pontuação na prova de estatística pode fazer a diferença na aprovação.

Para ele, que também é licenciado em matemática pela UnB e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília, não há dúvidas de que a disciplina é um diferencial. “No geral, as notas na prova de estatística, se forem individualizadas, são muito abaixo da média de outras disciplinas. Pontuar bem em uma matéria na qual a maior parte dos candidatos vai mal, é sem dúvida um grande diferencial”, explica.

Veja as dicas do especialista

A inclusão da disciplina de estatística no edital da PCDF sinaliza que a corporação está buscando um novo perfil de agente?

Com toda certeza. O decreto 30.490/2009, em seu art 2º, evidencia a missão institucional da Polícia Civil do Distrito Federal, que é promover a segurança pública e preservar a incolumidade das pessoas, por meio da apuração de delitos. Nesse sentido, profissionais mais qualificados são indispensáveis para o alcance de tais objetivos. Apurar delitos exige, muitas vezes, a manipulação de dados e a Estatística, com seus métodos e processos quantitativos, pode auxiliar na obtenção, organização, análise e conclusões baseadas nos dados.

Quantas questões da disciplina serão cobradas na prova?

Antes de mais nada é preciso entender que o edital não estabelece a quantidade de questões. Por outro lado, com base em provas anteriores, estima-se um total de 10 questões de estatística na prova.

Quais os pontos da disciplina serão cobrados na prova?

Há dois assuntos de extrema relevância na Inferência Estatística: A construção de intervalos de confiança e a realização de Testes de Hipóteses. O candidato não deve ir para essa prova sem o conhecimento dessas técnicas.
Na parte descritiva da matéria, conceitos elementares como os das medidas de posição (médias, medianas e moda) e de dispersão (variância, desvio padrão e coeficiente de variação) são indispensáveis, partindo do princípio que muitos candidatos dominam essa parte e não se deve perder pontos onde a maioria está ganhando.

Resolução de exercícios e questões e provas anteriores do Cebraspe é uma boa estratégia de estudo?

Certamente, a resolução de exercícios é indispensável para o estudo da matéria. As provas anteriores da banca Cebraspe são uma ótima fonte de questões, mas priorize as de concursos para cargos semelhantes, bem como as de analista de ampla concorrência, para pessoas com qualquer curso superior.

As provas para o cargo de Estatístico têm um grau de dificuldade bem mais elevado, mas é possível selecionar bons exercícios compatíveis. Além de questões da banca Cebraspe, as bancas FCC e CESGRANRIO são ótimas fontes.

Leia também: Delegado e especialista ensina como estudar para provas

O concurso

O concurso público da PCDF, com 2.100 vagas para agentes e escrivães, foi retomado neste mês, após ser suspendo devido à pandemia. As provas objetivas e a prova discursiva para o cargo de escrivão terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas em 21 de agosto, no turno da tarde. Para o cargo de agente de polícia, o exame será realizado em 22 de agosto, também com duração de 4 horas e 30 minutos.

Em 13 de agosto, será publicado no Diário Oficial e divulgado no site do Cebraspe o edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas, as medidas de proteção para evitar a transmissão do vírus covid-19, bem como as demais datas de realização do concurso.

De acordo com o Cebraspe, mais de 88 mil candidatos realizaram a inscrição para o cargo de agente e mais de 52 mil para o cargo de escrivão.

Agente

O concurso para agente de polícia reserva 600 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva. Para estas vagas, foram contabilizadas 88.894 inscrições no total, resultando em uma demanda de 148.16 candidatos por vaga. Além disso, foram registradas 864 inscrições para vaga de candidatos com deficiência 15.528 na condição de cotista.

Podem participar candidatos com diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); e que tenham carteira de habilitação de categoria B, no mínimo, entre outros requisitos.

O subsídio é de R$ 8.698,78, para 40 horas de trabalho semanal (o regime de trabalho é de dedicação integral e exclusiva, incompatível com o exercício de qualquer outra atividade pública ou privada).

Escrivães

O concurso para agente de polícia reserva 300 vagas imediatas. Foram 52.636 candidatos inscritos na seleção. Ou seja, uma concorrência de mais de 175 candidatos por vaga. Do total de chances, 225 são de ampla concorrência, 60 para negros e 15 para pessoas com deficiência. O salário inicial é de R$ 8.698,78, para 40 horas semanais de trabalho.