Freepik/Divulgação

Especialista dá dicas de como se preparar na reta final para o concurso do TJDFT

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, Distrito Federal, Sem categoria

As provas do concurso do TJDF se aproximam, será no próximo dia 29/5. Saiba como se preparar

Os 132.463 inscritos no concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios estão diante a reta final dos estudos, visto que os exames de seleção serão aplicados no dia 29 de maio. Elas serão aplicadas em Goiânia e Valparaíso de Goiás — além do Distrito Federal.

O edital de abertura assegura ao todo 112 vagas para contratação imediata (24 para aos cargos de nível médio e médio/técnico e 88 para nível superior). Em relação ao salários, ele varia entre R$ 7.591,36 de R$ 12.455,30, respectivamente.
Papo de Concurseiro conversou  com o professor de Carreiras Jurídicas do Gran Cursos Online, Anderson Ferreira, no qual deu dicas para se preparar para o certame nesses últimos dias. Segundo ele os estudos devem está direcionado nas matérias que há mais dificuldade, além das que possuem uma quantidade maior de questões. Confira as orientações:
Como não deixar a ansiedade atrapalhar nesta reta final?

É difícil a gente tocar nesse ponto de ansiedade, porque os nos últimos tempos tem sido de muita preocupação, ansiedade com tudo. Cada vez mais você vê a população de uma forma muito ansiosa. Mas sem entrar nesse ponto da mente humana, uma boa dica para evitar a questão da ansiedade, é saber que você chegou até aquele momento, deu o seu máximo e não se preocupar com questão de vagas/concorrência, isso já é um grande passo aí pra você não ficar tão ansioso.

Em relação a intensidade dos estudos, como deve ser?

Hoje em dia acho que é muito mais uma questão de um estudo de qualidade do que uma quantidade de horas estudadas. Mas agora nessa reta final, quem tiver possibilidade/oportunidade de estudar mais, acho que deve aproveitar preenchendo o tempo de estudo com mais revisão daqueles pontos que devem dar uma atenção maior por agora.

O que o candidato pode fazer no dia anterior à prova? E no dia?

No dia anterior é importante fazer uma boa revisão, focando nas dicas dadas pelos professores, para quem fez um curso preparatório, principalmente no que é de uma incidência maior e no tipo de concurso perfil da banca que, no caso, a FGV.

E quais dicas podem ser dadas a fim de facilitar a administração do tempo da prova?

Não acho interessante dicas do tipo,começar com a disciplina que eu mais gosto e deixar a que eu menos gosto pro final, porque fazendo isso você acaba se perdendo, e consequentemente fazendo uma má distribuição do tempo, podendo deixar disciplinas sem conseguir responder. Então, oriento fazer a prova pela ordem em que é apresentada, eu acho que é melhor, pois o tempo é curto e a quantidade de questões é grande.

Outras dicas que foram dadas:

  • Resolver questões dos exames já aplicados;
  • Rever artigos que são mais corriqueiros nas provas;
  • Dar um enfoque maior na lei seca e cobrança de súmulas, visto que é cobrado com recorrência pela FGV.

A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, no qual irá abranger conteúdos de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.  Sendo 20 e 60 respectivamente.

As questões de Conhecimentos Gerais terão as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa: dez questões; Ética no Serviço Público, Regimento Interno, Lei de Organização Judiciária, Provimento Geral da Corregedoria e Provimento Judicial Aplicado ao Processo Judicial Eletrônico: 10 questões.

Já as de Conhecimentos Específicos abrangem: noções de Administração de Recursos Humanos e Gestão Pública, noções de Direito Administrativo, noções de Direito Constitucional, noções de Direito Penal, noções de Direito Processual Penal, noções de Direito Civil e noções de Direito Processual Civil.

Na prova discursiva, será uma redação dissertativa, cujo tema será conhecido somente no dia do exame. Já as provas para analistas, será composta por duas questões discursivas relacionadas aos Conhecimentos Específicos do respectivo cargo.

Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes.