279dcb45-9917-453f-9114-83adc48b2b4b Foto: Divulgação/PRF Polícia rodoviária federal

Diretor-executivo da PRF tira dúvidas sobre próximo concurso público

Publicado em Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, Governo federal, PRF, segurança

“Para ser vitorioso no concurso só tem um jeito: muita ralação. É tempo de estudo e preparação”, enfatiza José Hott

Karolini Bandeira*- Durante ‘papo com café’ feito em transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta segunda-feira (4/01), o diretor-executivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), José Hott, tirou algumas dúvidas de internautas sobre o próximo concurso do órgão, com 1.500 vagas imediatas para policiais em 2021. Na live, Hott esclareceu questões sobre cronograma e etapas do certame.

Edital na segunda quinzena de janeiro

Ao ser perguntado sobre a conclusão do edital, o diretor informou que o documento já está em fases finais. “Edital bastante avançado, estamos trabalhando nele. O edital será publicado na segunda quinzena de janeiro”, disse. E completou: “Até lá estamos revisando, olhando detalhes, fazendo ajustes e tratando com a organizadora. Hoje a gente já segue com uma reunião com a organizadora para tratar de todos esses detalhes.”

Etapas

José Hott enfatizou que, assim como no último certame, a fase de Teste de Aptidão Física (TAF), antes do Curso de Formação Profissional (CFP), terá caráter apenas eliminatório. Os TAFs realizados durante o curso também contarão para a classificação do candidato: “O TAF na primeira etapa do concurso, logo após a prova objetiva e discursiva, é eliminatório. Após o CFP, terão dois TAFs, um no início e um no final do curso. Esses TAFs do CFP são eliminatórios e classificatórios.”

CFP

Durante a transmissão, foi relembrado que o CFP será iniciado no segundo semestre de 2021, com 1.500 participantes. Ainda segundo o diretor, as chances de não haver turma excedente em 2022 é baixa. “O presidente já anunciou a turma de excedentes para 2022, então nós contamos como certa. Inclusive, já trabalhamos com o cronograma do CFP de 2022 no primeiro semestre”, assegurou José Hott. Sobre a posse dos excedentes, o diretor informou que “a nomeação será em junho de 2022”.

Sem previsões de seleção para agentes administrativos

Apesar de especulações, a PRF não tem previsão sobre um próximo concurso para a carreira de agente administrativo. De acordo com o diretor-executivo, a solicitação de seleção para o cargo foi barrado pelo Ministério da Economia: “Não tem previsão. A PRF pediu esse concurso e a posição do Ministério da Economia é de que neste momento não é possível. Na área administrativa, o que nós estamos fazendo é uma grande redistribuição de servidores”. Hott acentuou aos concurseiros que “não tem previsão para concurso de carreira administrativa da PRF nem para 2021, nem para 2022”.

“É tempo de estudo e preparação”, diz o diretor

A transmissão não foi apenas para tirar dúvidas dos interessados. José Hott aproveitou para relembrar aos concurseiros que não há segredo e nem fórmula mágica para obter sucesso no concurso. “Para ser vitorioso no concurso só tem um jeito: muita ralação. É tempo de estudo e preparação”, enfatizou. O diretor-executivo aconselhou os estudiosos a ler os editais anteriores e se prepararem em cima dos antigos concursos: “O primeiro passo para participar de um concurso é ler o edital e montar a sua estratégia.”

Cronograma oficial e detalhes serão divulgados em evento ao vivo

José Hott tornou a falar sobre coletiva de imprensa que acontecerá na próxima quarta-feira (6/01). O evento, que terá a divulgação do cronograma detalhado e informações sobre o concurso começará às 10h e será transmitido em todas as redes sociais oficiais da PRF. “Depois de amanhã vamos expor o cronograma, que terá, inclusive, a data de convocação do CPF 2021”, relembrou.

A coletiva terá a presença do diretor-geral, Eduardo Aggio; do diretor-executivo, José Lopes Hott; e da diretora de Gestão de Pessoas, Silvia Regina Borges. Além de divulgarem o cronograma do concurso, os representantes vão atender veículos especializados na área e cursos preparatórios.

Concurso será organizado pelo Cebraspe

Como esperado, o Cebraspe foi escolhido e contratado oficialmente como a banca organizadora do concurso público da PRF dia 31 de dezembro de 2020. O contrato foi publicado no último Diário Oficial da União do ano, na página 141. O anúncio também foi divulgado nas redes sociais da PRF e de seus diretores.

 

*Estagiária sob a supervisão de Humberto Rezende