seed-sede Divulgação

Educação do Amapá assina contrato com banca para concurso com 5 mil vagas

Publicado em Concursos

Desde 2017 o Ministério Público do estado questiona contratações indevidas na pasta, mas só em 2021 conseguiu uma sentença favorável ao novo concurso para efetivos

O edital do novo concurso da Secretaria de Educação do Amapá (SEED AP) deve ter o edital lançado em breve. Isso porque a pasta assinou o contrato com a banca organizadora.  A Fundação Getúlio Vargas foi a escolhida para organizar e aplicar as etapas da seleção.
O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do estado da última sexta-feira (8/7). Essa é uma das últimas etapas antes da abertura do concurso. Com isso, o edital fica iminente. O próximo passo é a definição do cronograma, com todas as datas referentes à seleção.
O governador do estado, Waldez Góes, adiantou que o edital será divulgado ainda no mês de julho. Segundo o chefe do executivo local, a oferta será de 5 mil vagas.
“Contratei a Fundação Getúlio Vargas que será a responsável pela realização do concurso. O edital vai sair ainda no mês de julho e nós teremos neste concurso, entre as vagas imediatamente abertas para contratação e o cadastro de reserva, 5 mil vagas. Portanto, chegou a sua hora de se preparar e fazer parte do time de servidores públicos”, disse Góes, em uma publicação nas redes sociais .
Ainda segundo o governador, a Secretaria de Educação ainda vai lançar outros dois concursos para cargos específicos.

Último concurso

A Secretaria de Educação do Amapá publicou seu último edital em 2012, com a oferta de 1.492 vagas para os níveis médio e superior. Na época a remuneração inicial oferecida foi R$2.643,08.
A seleção foi organizada pela Fundação Universa. Os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, uma prova prática para as carreiras de intérprete de libras e instrutor (diversas áreas), além de prova discursiva para pedagogo, especialista e professor.
Desde 2017, o Ministério Público do Amapá (MPAP) questiona o governo estadual sobre contratações indevida de servidores sem concurso público. Os profissionais contratados temporariamente afirmam não receber cópia dos seus contratos e nem recebem os mesmos direitos dos efetivos. Há ainda denúncias de salário inferior, supressão de 13º e férias.
Em 2021, após ter ingressado com uma ação civil pública, o MPAP conseguiu uma sentença favorável para realização de um novo concurso SEED AP para efetivos.