Superintendência da Receita Federal, em Brasília. Superintendência da Receita Federal, em Brasília/Foto: Agência Brasil

Concurso Receita Federal: órgão cria página para dúvidas dos candidatos

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Governo federal, Receita Federal, Sem categoria

Na última terça-feira (23/8), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi oficializada como banca organizadora do certame. A previsão é de ofertar 699 vagas e remuneração próxima de R$21.500

A Receita Federal criou uma página com respostas para perguntas frequentes referente ao concurso do órgão. Ao todo foram respondidas seis indagações recorrentes, dentre elas a quantidade de etapas da seleção e se é possível se inscrever nos dois cargos que serão ofertadas vagas, auditor-fiscal e analistas-tributários.

Confira aqui os esclarecimentos na íntegra!

Na última terça-feira (23/8), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi oficializada como banca organizadora do certame. A previsão é de ofertar 699 vagas e remuneração próxima de R$21,500.

Provas previstas para 2022 e provimento para 2023

Nas redes sociais, o subsecretário de gestão corporativa, Juliano Neves, falou sobre as provas, previsão de nomeação e mais detalhes sobre o concurso autorizado. Sobre as provas, o subsecretário reitera que serão aplicadas no mesmo dia, no intuito de evitar a aprovação de candidatos em ambos os cargos que serão ofertados. Além disso, foi informado também que o conteúdo programático já foi revisado e atualizado pela assessoria técnica de todas as subsecretarias do órgão.

“Teremos que garantir que as provas não caiam no período eleitoral, onde as escolas estarão reservadas para as eleições. Então, estamos atuando para realizá-lo o mais rápido possível, mas temos que ter o conhecimento que os novos colegas serão efetivamente nomeados no meio do ano que vem”.

Leia também: Concurso Receita Federal: especialista indica tudo que você precisa saber para se preparar

 Receita Federal: especialistas dão dicas de como se preparar para as questões de português

Concurso Receita Federal: especialista analisa expectativas sobre o novo certame

Receita Federal: projeto define direitos e deveres de auditores fiscais

Natália também falou sobre a aplicação dos exames. “Mais provável depois do primeiro turno. Talvez antes do segundo”.

De acordo com o Ministério da Economia, os aprovados no concurso da Receita Federal devem ser nomeados a partir de março de 2023. A informação foi divulgada em um documento sobre autorizações e provimentos.

Último concurso

A Receita Federal não realiza uma nova seleção desde 2014. À época foram ofertadas 278 vagas para o cargo de auditor-fiscal. A Escola de Administração Fazendária – ESAF foi a banca organizadora.

A seleção foi composta pro provas objetivas e discursivas, além de sindicância de vida pregressa. A prova objetiva contou com 140 questões, sendo 70 de Conhecimentos Gerais e 70 de Conhecimentos Específicos.

Em 2012 o órgão ofertou vagas para analista. A prova objetiva foi composta por 135 questões, sendo 75 de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos.

Os candidatos também passaram por avaliação dissertativa e a uma etapa de sindicância de vida pregressa.

*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes