20190919115634331614i Foto: Divulgação/PCERJ Polícia Civil

Concurso PCDF: psicóloga dá dicas para manter bom preparo físico e mental

Publicado em Concursos, Concursos Públicos

O concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal será realizado no próximo final de semana. Estão na disputa 2.100 vagas para cargos de escrivães e agentes e mais de 130 mil candidatos farão as provas. Como a reta final costuma ser um momento de muita ansiedade e estresse entre os estudantes, o Papo de Concurseiro conversou com alguns especialistas para garantir boas dicas de preparo físico e mental nesta etapa.

Para Gabriel Granjeiro, presidente do Gran Cursos online e especialista em concursos públicos, a última semana antes da prova deve ser de tranquilidade e foco. “O aluno deve manter o ritmo de estudos que já está acostumado e não fazer algo que extrapole a sua rotina, como virar a noite estudando, por exemplo. Outra dica é também manter a saúde em dia, porque é uma prova extensa que exige muito do aluno. Essa última semana é hora de ser consistente nas ações.”, explica.

A psicóloga especialista em concursos públicos, Juliana Gebrin, também preparou algumas dicas para os concurseiros. Confira:

Durma bem

Para uma boa preparação para o concurso, é essencial que você esteja sempre descansado, seja para o próximo dia de estudos ou mesmo antes das provas. Nada de deixar para descontar nas madrugadas ou em um dia específico. A hora do sono, para o concurseiro, é tão sagrada quanto o próprio estudo. Privar a si mesmo de um bom sono pode ser a causa de vários problemas, entre eles depressão, estresse e paranoia.

Pratique meditação, yoga ou mindfulness

Na verdade, a meditação e o yoga andam de mãos dadas em sua filosofia, mas a execução de ambas pode ser bem diferente. São muitos os benefícios que as técnicas do mindfulness podem trazer para os concurseiros que estão na preparação para o exame. Aliviar as tensões da prova que está por vir é só o começo, a prática também contribui para: diminuir o estresse e ansiedade, melhorar a qualidade do sono, reduzir o risco de desenvolver depressão, aumentar a capacidade de concentração e desenvolver a inteligência emocional e autoconhecimento.

Alimente-se bem

Seja nos momentos antes da prova ou nos dias de preparação para o concurso, cuidar da alimentação faz parte de qualquer rotina saudável que se preze.

Controle suas emoções e medos

Bata de frente contra isso! A verdade é que todos os estudantes têm seus medos e eles costumam dar as caras na hora de responder as questões para valer. O segredo é tentar canalizar esses medos, enfrentá-los de maneira racional e revertê-los.

Proteja-se do coronavírus

Os candidatos devem ficar atentos ao grupo de entrada previsto na consulta de local e horário e, assim, evitar aglomerações no dia de realização das provas. Informações adicionais sobre as medidas de prevenção à Covid-19 adotadas pela organizadora do concurso, que neste caso é o Cebraspe, também devem ser observadas pelos candidatos.

O concurso

O concurso público da PCDF, com 2.100 vagas para agentes e escrivães, foi retomado após ser suspenso devido à pandemia. As provas objetivas e a prova discursiva para o cargo de escrivão terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas em 21 de agosto, no turno da tarde. Para o cargo de agente de polícia, o exame será realizado em 22 de agosto, também com duração de 4 horas e 30 minutos.

Leita também: Última semana! Especialista indica como se preparar na reta final do concurso da PCDF

Agente

O concurso para agente de polícia reserva 600 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva. Para estas vagas, foram contabilizadas 88.894 inscrições no total, resultando em uma demanda de 148.16 candidatos por vaga. Além disso, foram registradas 864 inscrições para vaga de candidatos com deficiência 15.528 na condição de cotista.

Podem participar candidatos com diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); e que tenham carteira de habilitação de categoria B, no mínimo, entre outros requisitos.

O subsídio é de R$ 8.698,78, para 40 horas de trabalho semanal (o regime de trabalho é de dedicação integral e exclusiva, incompatível com o exercício de qualquer outra atividade pública ou privada).

Escrivães

O concurso para agente de polícia reserva 300 vagas imediatas. Foram 52.636 candidatos inscritos na seleção. Ou seja, uma concorrência de mais de 175 candidatos por vaga. Do total de chances, 225 são de ampla concorrência, 60 para negros e 15 para pessoas com deficiência. O salário inicial é de R$ 8.698,78, para 40 horas semanais de trabalho.

Leia também: Redação para a PCDF: veja quais são os erros mais comuns nesta etapa do concurso

Concurso PCDF: especialista aponta 10 dicas de como escrever uma boa redação

Estatística para PCDF: veja como estudar o conteúdo e alavancar a preparação na reta final