imagem_materia Foto: Divulgação/Senado INSS

Concurso INSS: veja as atribuições da carreira de técnico do Seguro Social

Publicado em autorização, Concursos, Concursos Públicos, INSS, Sem categoria

Remuneração que pode chegar a R$ 4.886,87 e nível médio como requisito são atrativos deste certame

O concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),  foi autorizado no dia 13 de junho. O órgão tem aval para o provimento de 1.000 oportunidades nas carreiras de técnico do Seguro Social do quadro de pessoal do instituto. Veja as principais atribuições da carreira, segundo o último certame.

O último concurso do INSS foi realizado em 2015 e ofereceu chances para analista e técnico do seguro social. 950 candidatos foram aprovados e convocados. O Cebraspe foi o organizador. O concurso teve um total de 1.087.804 inscritos. Saiba mais!

De acordo com o edital, é função deste servidor: “realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica; coletar informações, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres; e exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS”.

À época para a carreira de técnico do Seguro Social foi ofertado um salário de até R$ 4.886,87, no qual é composto pelo vencimento básico, além da GAE (Gratificação de Atividade Executiva) e GDASS (Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social), para uma carga horária de 40 horas semanais.

Leia mais: Quase 1.700 mil vagas autorizadas! Veja o que estudar para os concursos da Receita Federal e do INSS

Concurso INSS: especialista da dicas para se preparar para a prova antes mesmo do edital

“Esse é um concurso que exige escolaridade nível médio para cargo de técnico do seguro social e que tem remuneração que inicia em cinco mil e quatrocentos reais podendo chegar no final da carreira em mais de oito mil reais”.  afirma o professor de direito previdenciário do Gran Cursos Online, Fernando Maciel. Além disso, ele também cita a estabilidade no emprego e financeira que servidor público possui, além de uma possibilidade de chamar um quantitativo maior do que autorizado posteriormente, visto o déficit do quadro de pessoal e a grande demanda.

Requisitos

Em relação aos requisitos, além de nível médio completo é exigido: 

  • “Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse; 
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo; 
  • Cumprir as determinações deste edital e
  • O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse”. 

*Estagiária sob supervisão de…