FOTO-Lucas-Silva-Secom-03-500x333 Foto: Secom/AM cbmam

Amazonas: governador autoriza 2.525 vagas para concursos da Segurança

Publicado em autorização, Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, segurança

Karolini Bandeira*- Atenção, concurseiros! O governador do Estado de Amazonas, Wilson Lima, autorizou o provimento de 2.525 vagas para concursos públicos na área da Segurança. Conforme informado por Lima em anúncio nesta quinta-feira (8/7), as comissões serão formadas em breve e a distribuição das oportunidades será revelada.

Em entrevista na última semana ao programa Filho da Terra, da Rádio Difusora de Itacoatiara, o presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (PL), informou que os concursos públicos da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (PCAM, PMAM e CBMAM) estão próximos.

Segundo Maciel, os profissionais que têm interesse em realizar o concurso público devem começar suas preparações, pois a divulgação do anúncio é apenas uma questão de tempo. O deputado também defendeu o aumento na idade limite para ingresso na PM e no CBM, passando de 28 para 35.

Deputado cobra novos editais de concurso para a Segurança

A realização de concursos para a área da Segurança foi tema de discussão em sessão plenária realizada em junho na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Na reunião, o deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas) cobrou do governo a abertura dos certames para as corporações do estado, que, de acordo com Campelo, têm o efetivo defasado.

“Tem que haver concurso público para a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, pois o efetivo está defasado há vários anos. É preciso que a atual administração corrija essa distorção”, expôs o parlamentar.

De acordo com os dados mostrados na sessão, o quadro de efetivos da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) conta com 9.031 policiais em exercício, enquanto o quantitativo previsto é de 15.000. De 3.354 servidores previstos, o efetivo da Polícia Civil (PCAM) tem apenas 2.151. Já o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) tem, atualmente, um quadro de 1.096 profissionais, sendo necessários 4.483.

 

 

 

*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer