MPF no Pará pede anulação do concurso do Incra

Publicado em Sem categoria


Cristiane Bonfanti – Do CorreioWeb   O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) solicitou à Justiça a anulação do concurso do Instituto Brasileiro de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com oferta de 550 vagas, cujas avaliações foram aplicadas no último dia 13. Como o concurso é nacional – candidatos podem fazer a prova em um estado e concorrer a chances em outros – a suspensão valeria para todo o Brasil.   De acordo com o MPF, mais de mil pessoas em Belém, Santarém e Marabá (PA) foram diretamente prejudicadas no dia das provas por incorreções no sistema de inscrição e falta de provas. Por isso, o Instituto Cetro, organizador do certame, havia inclusive cancelado os exames em algumas salas. Mesmo assim, no último dia 24, a empresa organizadora divulgou o resultado provisório do processo seletivo.   “Como o concurso pode ser cancelado somente em algumas salas? Se foi cancelado pela própria coordenação do concurso em determinadas escolas, como o Instituto Cetro publicou o resultado provisório como se nada tivesse acontecido?”, questionou o procurador da República Alan Rogério Mansur Silva, na ação. Ele recomendou que o resultado definitivo não seja publicado até que os problemas ocorridos no Pará sejam esclarecidos.   Falhas
Nas cidades de Belém, Marabá e Santarém, candidatos receberam cadernos de provas para cargos diferentes dos escolhidos. Os fiscais tentaram substituir as provas, mas não houve material suficiente para os inscritos.
Em Marabá, concorrentes receberam as provas, mas não os cartões-resposta. Devido ao problema, prejudicados fizeram protestos e em três escolas o concurso sequer foi realizado. Os candidatos relataram também falta de fiscais, de controle da entrada e saída dos candidatos e do uso de celulares e câmeras fotográficas. Segundo o MPF, os fiscais confirmaram, em depoimento, todas as violações.   Em nota, o Instituto Cetro, responsável pelo certame, informou que se mobiliza “com afinco no sentido de apurar em caráter de urgência a realidade dos fatos, a fim de assegurar o interesse público e a lisura do certame”. Segundo o órgão, o cronograma do concurso não foi alterado.   O concurso Ao todo, 53.060 pessoas se inscreveram na seleção – uma média de 96 candidatos por vaga. As oportunidades são para os cargos de técnico (70), analista em reforma e desenvolvimento agrário (250), analista administrativo (150) e engenheiro agrônomo (80). Os novos servidores receberão remunerações que variam de R$ 2.254,64 a R$ 4.598,80.