Cão sofreu abuso e agora ajuda vítimas

Publicado em PetReportagem

Husky foi resgatado com infecção e extremamente magro. Seu focinho estava dilacerado. Hoje, curado e rodeado de amor, ajuda outras vítimas de abuso físico e emocional

Patriot foi resgatado com o focinho dilacerado por um fio de metal Crédito: Reprodução
Patriot foi resgatado com o focinho dilacerado por um fio de metal Crédito: Reprodução

 

Do The Dodo

Com cicatrizes ao redor de seu focinho branco, o husky siberiano de 5 anos é uma imagem de verdadeira resiliência. Ele não só ele superou suas cicatrizes emocionais, mas agora passa os dias ajudando outros como ele — mas, no caso, crianças que sofreram abuso físico e sexual.

“O trabalho do Patriot com vítimas de abuso decorre de sua compreensão e empatia com outras vítimas”, conta Kevin Marlin, que adotou o Patriot quando o pet foi resgatado. “Ele parece ter uma maneira de entender sua dor e os ajuda a ver que há vida e amor após o abuso. Muitas das vítimas podem facilmente se identificar com ele e reconhecer suas cicatrizes do abuso.”

Patriot foi resgatado em 2012 com 4 meses de idade. Ele tinha lesões significativas em seu focinho e na boca, disse Marlin, que também é diretor do programa Wonderful Support (PAWS). Um hospital veterinário local descobriu que os ferimentos do husky foram causados ​​por um fio de metal que tinha sido enrolado em torno de seu focinho com tanta força que lacerou o focinho. “Ele estava com baixo peso e parecia estar desnutrido.”

O husky foi tratado de infecções e submeteu-se a cirurgias para reparar as áreas danificadas. “Emocionalmente, ele parecia retraído e recluso, mas não agressivo”, lembra Marlin. “Se você não soubesse que ele tinha sido abusado, poderia pensar que ele era apenas tímido e antissocial. Ele simplesmente não parecia desfrutar da companhia dos humanos “. Mas a recuperação de Patriot foi um processo. “Cada cachorro leva com ele uma bagagem repleta de memórias e história – algumas boas e alguns ruins. No caso de Patriot, sua bagagem incluía alguém que o queria dominar ou até mesmo matá-lo”.

husk2Mas, com tempo e amor, Patriot foi curado – tanto por dentro, quanto por fora. Chegou um momento em que seu tutor percebeu que parecia que o husky queria ajudar os outros. Ele se saiu tão bem no treinamento de cão terapeuta, que parecia já ter nascido sabendo como se comportar. Desde 2015, ele trabalha com crianças e adultos em casas de repouso, instituições de cuidados paliativos, unidades de traumatismo cerebral, escolas de necessidades especiais para crianças, abrigos de violência doméstica e acolhimento para crianças….

 

Certa vez, Patriot foi ajudar uma criança que aguardava em um tribunal, onde deveria testemunhar. Ela estava visivelmente desconfortável. “Patriot caminhou até ela, até que finalmente a cutucou com o nariz”, recorda Marlin. “A jovem envolveu seus braços ao redor dele enquanto as lágrimas rolavam por seu rosto. Os dois estavam em uma conexão espiritual. No final, ela saiu da sala, voltou-se para Patriot e o abraçou-o novamente, tendo dificuldade em deixá-lo para trás.”

Hoje, Patriot é um cão extremamente feliz. Amado e brincalhão, adora nadar e brincar com outros cachorros. O amor o curou.

Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução