Chef Ramon Souza, do restaurante Gaia, vai à Ásia em busca de novidades

Compartilhe

O chef Ramon Souza, do Gaia – restaurante que agora funciona para poucos (e sortudos) num apartamento da 211 Sul -, é daqueles profissionais inquietos que não poupam esforços para entregar o que há de melhor para os clientes.

Tanto que, anualmente, Ramon vai à Ásia conferir de perto e in loco as tendências e temperos irresistíveis que existem por lá. Ele já passou por cozinhas tailandesas e indianas e esteve no Japão para pesquisas de campo.

Este ano o país escolhido foi a Malásia, mais especificadamente o restaurante DC, do chef estrelado chef Darren Chin, que Ramon conheceu quando fez o Le Cordon Bleu, tradicional instituto gastronômico francês.

“Essa é a terceira parte desse projeto de mergulhar fundo na cozinha asiática. Também fui ao Japão ano retrasado com o mesmo espírito. Só não trabalhei. Agora, vim passar dois meses no restaurante de Darren Chin, em Kuala Lumpur, colaborando em algumas receitas e aprendendo novas técnicas”, conta Ramon, que deve voltar ao Brasil na próxima semana, já com algumas cartas na manga.

A experiência no DC tem se revelado desafiadora para Ramon não só pelos temperos e especiarias encantadoras da Ásia, mas por juntá-los à clássica cozinha francesa.”Tem sido um retorno às minhas origens clássicas francesas porque Darren, além de também ter essa pegada de fusão, mantém intacta a filosofia francesa de dedicar um respeito muito grande aos ingredientes. Desde a procedência e altíssima qualidade ao manuseio que faz com que esses produtos brilhem muito mais do que as técnicas.
É tradicional mas ao mesmo tempo bem vanguardista” afirma Ramon.

O chef adianta que ainda em 23 de março essas novas inspirações chegarão às mesas do Gaia — as reservas podem ser feitas pelo telefone 98383-2060. “O Gaia vai reabrir agora em março com um cardápio cheio de sabores, como é do meu estilo, mas trazendo varias técnicas inovadoras que, com certeza, vão fazer do novo menu uma esquina, acompanhando o que há de mais moderno, mas sem sacrificar a intensidade dos sabores. Volto com certeza um cozinheiro mais completo”. Bem-vindo de volta, Ramon!

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Dia das Mães: Dicas para presentear as matriarcas

Já escolheu o presente da sua mãe? A tradicional feira Panela Candanga terá uma edição…

1 dia atrás

Praça Portugal recebe evento em celebração à cultura lusófona

A língua portuguesa é uma das mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões…

1 dia atrás

Queijo Poronguinho da Lapinha Spa é premiado

A receita conquistou a medalha Super Ouro no 3º Mundial do Queijo do Brasil 2024

7 dias atrás

Fogo de Chão terá novo endereço a partir de junho

O dia 4 de junho, uma terça-feira, será a última vez que a Fogo de…

7 dias atrás

Abre as portas no PAD-DF a casa do vinho candango

A Vinícola Brasília reúne 10 vinhedos em espaço que integra a Rota das Uvas do…

7 dias atrás

Terceira edição da Churrascada TGS será neste fim de semana

O evento gastronômico reunirá operações famosas no estacionamento aberto do Taguatinga Shopping

1 semana atrás