vacina_eixo Foto: Joel Saget/AFP

Distritais querem derrubar passaporte da vacina

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Já são dois projetos em tramitação na Câmara Legislativa contra restrições para quem não se vacinou contra covid-19. Além do deputado distrital Iolando (MDB), Thiago Manzoni (PL), da base bolsonarista, apresentou proposta que veda a exigência de comprovante de imunização para a efetivação de qualquer ato da vida civil. Hoje não há nenhum decreto em vigor, mas se os projetos forem aprovados o Executivo ficará impedido de cobrar vacinas. Os distritais seguem o exemplo da Assembleia Legislativa de São Paulo, onde o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou ontem projeto de bolsonarista e derrubou o passaporte da vacina para os cidadãos terem acesso a locais públicos e privados.

Afinados

O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) está animado com o novo trabalho. Foi anunciado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio como secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria da pasta. “Pense num entusiamo. Tenho muita afinidade com o Alckmin”, disse Rollemberg à coluna.

Homenagem ao avô
Para muitos, os restaurantes comunitários do DF já são chamados de “Rorizão”. Agora, o deputado Joaquim Roriz Neto (PL) quer tornar oficial. O distrital apresentou projeto dando uma essa denominação aos 13 restaurantes. O primeiro, em Samambaia, foi inaugurado pelo avô, em 11 de setembro de 2001.

Sem convocação federal
Presidente da CPI dos Atos Antidemocráticos, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) não pretende permitir a convocação de autoridades federais. Requerimentos com esse enfoque nem serão submetidos aos membros da CPI.

Comunicação da Justiça Eleitoral
O presidente do TRE-DF, Roberval Belinati o corregedor, Mário-Zam Belmiro, e os desembargadores eleitorais Renato Guanabara Leal e Renato Coelho participaram ontem da abertura do Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral, que vai até amanhã. O evento foi aberto pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

Sobras
O presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), estuda o uso das chamadas “sobras orçamentárias” do Legislativo para incrementar as emendas parlamentares que serão destinadas à Secretaria de Saúde para o mutirão de cirurgias. Wellington disse que fará o levantamento do montante disponível antes de levar a proposta para votação. A sugestão foi feita pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT).

A pergunta que não quer calar…
Quem será responsabilizado pela condução dos atos golpistas do dia 8 de janeiro?

Siga o dinheiro
R$ 553 milhões – Foi a redução da receita do DF com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) durante o ano de 2022, segundo a Secretaria de Fazenda do DF. As perdas foram impostas pelas leis complementares 192 e 194, ambas federais, que alteraram a cobrança de ICMS dos combustíveis.

Só papos

“Deus proverá”
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao ser questionado sobre o reajuste das forças de segurança

“O ministro Dino foi infeliz e desrespeitoso, mas também demonstrou total desconhecimento da situação pela qual passam as forças de segurança do DF”
Senador Izalci Lucas (PSDB-DF)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*