PO

Aviso de Paulo Octávio: reeleição não é bom negócio

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos 

Durante o debate, Paulo Octávio (PSD) se comprometeu a não disputar a reeleição. Tem, aí, duas estratégias: o candidato abre possibilidades de alianças com políticos que estão de olho em 2026 e ainda faz uma crítica ao segundo mandato. Ele disse que a recondução não foi boa para Lula, Dilma e Fernando Henrique Cardoso. Mensagem subliminar: não será para Ibaneis Rocha (MDB).

Mulheres unidas
As candidatas Leila Barros (PDT) e Keka Bagno, da federação PSol-Rede Sustentabilidade, estão na maior amizade. Depois do encontro nesta semana na Rodoviária do Plano Piloto, as duas mulheres na disputa ao Palácio do Buriti trocaram figurinha no debate. Para Keka, a disputa não é direta.

Enterro
O clima é outro quando quando se refere ao atual governador. Keka Bagno disse que chegou a hora de “enterrar Ibaneis e Bolsonaro”.

Cronômetro
Paulo Octávio desenferrujou. No primeiro debate, o empresário atropelou o tempo várias vezes. O filho Felipe Kubitschek brincou que traria da lua de mel um relógio para o pai. Mas, ontem, ele estava bem adequado ao cronômetro.

Lula no coração
Leandro Grass, da federação PT-PV-PCdoB, apostou na vinculação com o ex-presidente Lula. Além de divulgar que seria o candidato do petista no debate do Correio e da TV Brasília, Leandro questionou Paulo Octávio sobre uma crítica do governador Ibaneis Rocha (MDB) a Lula. “Lula foi um presidente ruim ou Ibaneis mentiu?”, questionou Leandro Grass.

Longe do debate
O tempo passa, e as pessoas vão sendo esquecidas? O senador José Antônio Reguffe não foi lembrado e paparicado ontem como no primeiro debate. Nos bastidores, no entanto, candidatos estão pedindo a Reguffe conselhos para melhorar a performance eleitoral.

De prontidão
Os advogados Carlos Mário Velloso Filho, Miguel Jabour Júnior e Sidney Neves acompanharam o debate no estúdio prontos para dirimir dúvidas eleitorais.

Sem respostas
Com a ausência no debate, o governador Ibaneis Rocha (MDB) perdeu a chance de apontar eventuais falhas dos adversários e de rebater ataques. Ficam faltando respostas.

De camarote
O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), candidato a deputado federal, acompanhou o debate do Correio e da TV Brasília no estúdio. Há quatro anos, ele estava no ringue. Agora, sentado e vendo o confronto dos outros, foi bem mais tranquilo. Quando o candidato do PSB se atrapalhou e disse que teve “um branco”, Rollemberg amenizou: “Acontece”.

Paula Belmonte será candidata

Vice de Paulo Octávio, o advogado Luiz Felipe Belmonte (PSC) disse, ontem, que a mulher, a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), vai concorrer nas eleições. Por enquanto, não houve registro da candidatura na Justiça Eleitoral. Mas ainda haverá. Ela pode entrar como substituta de alguém que está no páreo. E o casal Belmonte não desistiu de assumir o controle da federação PSDB-Cidadania que lançou o senador Izalci Lucas (PSDB) candidato a governador.

Prazo será cumprido
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), Roberval Belinati, garante que até 12 de setembro todos os pedidos de registro de candidatura serão julgados. Mesmo que seja necessário virar a noite, reforçou o desembargador. Até o momento, há 36 impugnações de candidaturas, ainda não julgadas.

Em campanha
Enquanto a Justiça analisa a situação de suas candidaturas, José Roberto Arruda (PL) e Agnelo Queiroz (PT) estão em campanha. Para Arruda, advogados dizem que vale a liminar que garantiu a elegibilidade no momento do pedido de registro. A conferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*